Geraldo Bubniak – Fernando Diniz

O Atlético Paranaense é “8 ou 80” no Campeonato Brasileiro. O estilo do técnico Fernando Diniz deixou o time com características de jogo exageradas. É o melhor ou o pior em quesitos importantes.

Entre os 20 times do Brasileirão, o Atlético é o melhor em posse de bola, com 58,1%, seguido pelo Grêmio, com 57,9%. Na precisão de passes (curtos e longos), a equipe paranaense também está em primeiro lugar, com 87,9%, também seguido pelo Grêmio, com 87,3%. Os dados são do site inglês WhoScored, especializado em análise de desempenho.

Em números defensivos, a situação se inverte. O Atlético é o time que mais permite finalizações dos adversários, com média de 18,3 por jogo.  O segundo colocado nesse quesito é a Chapecoense, com 15,3. Os melhores nessa lista são o Paraná Clube (9,8) e o Grêmio (9,9). 

O Atlético também é o “lanterna” em desarmes, com média de 12,9 por jogo. O melhor é o Flamengo, com 21,9, seguido pelo Palmeiras, com 20,8. 

Outro dado preocupante é o número de finalizações. O Atlético é o 14º em arremates, com média de 12,1 por jogo. Em finalizações certas, fica em 8º lugar, com 4,2.