VICTOR MARTINS E DASSLER MARQUES

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com o time na liderança do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Atlético-MG quer melhorar o elenco para que o clube tenha condições de disputar o título. Entre os nomes procurados pelo clube está o de Hernanes, do Hebei Fortune, da China. O jogador foi sondado pelo clube mineiro.

A falta de um treinador na equipe chinesa é um dos entraves para que a sondagem se transforme num início de negociação. Na última semana o Hebei Fortune ficou sem técnico, já que o chileno Manuel Pellegrini foi para o West Ham, da Inglaterra.

Pelo regulamento do Campeonato Chinês, cada clube pode ter até quatro estrangeiros no elenco, mas pode usar no máximo três por partida. Atualmente o Hebei Fortune está no limite. Além de Hernanes, os argentinos Javier Mascherano e Ezequiel Lavezzi e o marfinense Gervinho são os outros estrangeiros do Hebei.

Portanto, somente a partir da definição de um novo comandante que o clube chinês vai decidir sobre mudanças no elenco, como chegadas e saídas de atletas.

E não é apenas a questão da falta de um treinador no Hebei que dificulta o interesse atleticano em Hernanes. A questão financeira e a ligação do jogador com o São Paulo são outros dois pontos que fazem com que uma possível negociação não seja tão simples.

OTERO

Enquanto Manuel Pellegrini ainda estava no comando do Hebei Fortune, o clube chinês fez uma sondagem por Rómulo Otero. E o venezuelano pode ser um diferencial para o Atlético contratar Hernanes. De acordo com informação divulgada no programa Arena 98, da Rádio 98FM, de Belo Horizonte, o clube chinês estaria disposto a liberar o jogador brasileiro para o Atlético-MG, para facilitar a compra de Otero.

Procurado pela reportagem, o agente do atleta venezuelano, André Cury, disse que ainda não foi procurado por nenhum clube.

Assim como ocorre no Brasil, a janela de transferências internacional no futebol chinês está fechada e só vai abrir após a Copa do Mundo. O campeonato local foi paralisado após a 11ª rodada, disputada no último final de semana e só será retomado na segunda quinzena de julho.

2018 DE HERNANES

Determinante para o São Paulo na luta contra o rebaixamento no último Campeonato Brasileiro, quando anotou nove gols, Hernanes faz uma temporada sem destaque no Hebei Fortune. O calendário chinês é como no Brasil, disputado dentro do mesmo ano. Por enquanto, o meia tem apenas seis partidas em 2018 e dois gols anotados.

Foram cinco aparições no Campeonato Chinês e um gol marcado e uma partida pela Copa da China e também um gol marcado. Hernanes veste a camisa 10 do Hebei Fortune e nesse sábado (19/5) foi titular no triunfo por 2 a 1 sobre o Chongqing Lifan.