Todo o ano é a mesma historia: vem a janela de transferências europeia na metade do ano e os times brasileiros sofrem com a perda de seus principais jogadores. Nesta temporada, nomes como Bernard e Neymar foram alguns dos que rumaram ao Velho Continente. Mas se alguns reclamam da debandada, outros celebram a valorização conquistada.

O Atlético-PR é um dos felizes. O elenco da equipe paranaense foi o que teve maior valorização no período, com um crescimento de 14% – passou de 26,6 milhões de euros para 30,3 milhões. Com isso, a equipe, que antes era a 14ª mais valiosa da Série A, passa ao 11º lugar. Os dados são de pesquisa da PluriConsultoria (saiba mais).

O crescimento do valor do elenco atleticano tem reflexo direto com os resultados obtidos em campo e a consequente valorização dos jogadores rubro-negros. O Atlético-PR, que chegou a ser vice-lanterna da competição nacional, hoje aparece na quarta colocação com 38 pontos, quatro a mais que o Internacional, o quinto.

Os reforços da equipe foram poucos: apenas o meia Marco Antônio e o atacante Dellatorre. Por outro lado, nenhum jogador deixou o clube, que segue firme na luta por uma vaga na Libertadores.

Apenas outras quatro equipe da Primeira Divisão saíram da janela com valor de mercado superior ao que tinham no início do período: Cruzeiro ((+10%, subindo de 8º para 2º) Portuguesa (+7%), Bahia (+6%) e Vasco (+1%). À exceção da equipe mineira, o crescimento do valor de elenco das outras três equipes se deu em função de contratações realizadas durante a janela.