Soldado André Gonçalves – Depois do ato

Na manhã deste domingo (27), a Federação Israelita do Paraná, a Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá do Paraná) e o Museu do Holocausto de Curitiba promoveram um Ato Solene em Memória das Vítimas do Holocausto. O ato aconteceu no Museu do Holocausto, no Centro Israelita do Paraná, no Bom Retiro, em Curitiba. Centenas de pessoas participaram do ato e depois ainda fizeram uma visitação ao museu.

“Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pelo 3º Reich durante a Segunda Guerra Mundial. Este ano também são comemorados os 75 anos do desembarque das Tropas Brasileiras na Itália, em 1944”, declara o presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril.

“O 27 de Janeiro, estabelecido pela ONU em 2005, é mais um passo no processo de universalização da memória da Shoá. Trabalhando o Holocausto nesta perspectiva, é possível transmitir suas lições éticas, aproximando-as dos dias de hoje. Seres humanos continuam discriminando, perseguindo e assassinando outros seres humanos”, afirma Carlos Reiss, Coordenador Geral do Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro do Brasil.

O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do complexo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, considerado o principal do regime nazista.