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Infraestrutura

Atrativos do Paraná recebem investimentos de Oeste a Leste

No final do ano passado, já foi liberado o tráfego no viaduto da BR-277 em Foz do Iguaçu
No final do ano passado, já foi liberado o tráfego no viaduto da BR-277 em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação/DER-PR)

A usina de Itaipu vai revitalizar a iluminação de trechos urbanos da rodovia BR-277, no Oeste do Paraná. A revitalização faz parte de uma parceria entre a Itaipu, margem brasileira, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para aumentar a segurança no local – antiga reivindicação da população. Além disso, o trecho onde será implantada a iluminação é o principal corredor de acesso a Foz do Iguaçu e às Cataratas, o principal atrativo turístico do Estado.

O projeto prevê a implantação de um novo sistema de iluminação viária com luminárias de alta eficiência no canteiro central da rodovia. Serão instalados 544 postes em um trecho total de 20 km, em Foz do Iguaçu (11 km), Santa Terezinha de Itaipu (5 km) e São Miguel do Iguaçu (4 km). O custo da obra é da ordem de R$ 20 milhões.
A nova iluminação segue o conceito de “rodovias inteligentes”, que tem o objetivo de reduzir os acidentes fatais nas estradas. No projeto, está prevista a instalação de luminárias led de 236 W, de alto rendimento luminotécnico. Os postes metálicos duplos serão do tipo colapsível, ou seja, que cedem ao impacto de uma batida tombando para frente, sem o risco de cair sobre o veículo em uma eventual colisão. Eles terão 12 metros de altura e serão instalados no canteiro central da rodovia.

Será aberta a licitação para o início das obras, que ficará de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ou do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Embora seja uma rodovia federal, a BR-277 está sob concessão do Estado. O prazo para o início da obra ainda não foi definido.
Paranaguá

O Ministério do Turismo investiu R$ 1,7 milhão na restauração da Estação Ferroviária de Paranaguá, no Paraná. Com o recurso, foi possível adaptar e modificar o local para beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção e dar maior conforto para quem visita um dos principais pontos turísticos da cidade paranaense. Todo o projeto para revitalização foi aprovado pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural e respeitou os traços do projeto arquitetônico original.
Entre as benfeitorias, a Estação Ferroviária de Paranaguá passou por uma completa reconstrução do telhado, incluindo a reabertura de um dos arcos fechados numa intervenção anterior. A bilheteria central e o biombo de anteparo visual da entrada dos banheiros foram completamente restaurados. Além disso, adaptações foram feitas para beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção como rampa e sanitários acessíveis.

Esse tesouro arquitetônico, com características neoclássicas, é o ponto zero da Estrada de Ferro que liga Curitiba ao litoral, sendo por muito tempo a porta de entrada do turismo na cidade. A Estação Ferroviária é um dos principais cartões-postais de Paranaguá.

Receptivo

Expo turismo tem nova data: 16 e 17 de abril de 2021
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), realizadora da “Expo Turismo Paraná”, informa que, em face à Covid-19 e seguindo recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, decidiu, após consultar uma significativa parte dos expositores, participantes e apoiadores, transferir a feira “Expo Turismo Paraná” para os dias 16 e 17 de abril de 2021, quando já estaremos em plena recuperação econômica e os principais destinos nacionais e mundiais de portas abertas para receber os turistas com tranquilidade e alegria.

Prevista inicialmente para o início de 2020, a feira foi adiada conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. “Estamos certos de que foi uma medida prudente e que, passada a pandemia, irá manter em segurança nossos consumidores, o trade turístico e o público”, resume o presidente da entidade, Antônio Azevedo.

Tendo como grande objetivo a divulgação do turismo em plena decolagem do setor em 2021, a ABAV-PR acredita em uma proposta diferenciada para a feira, oferecendo um ambiente participativo e educativo com muitas capacitações, além de networking e interação entre as marcas participantes, consolidadores, clientes, apoiadores e consumidores. O evento conta com a chancela, parceria e apoio de importantes órgãos turísticos, entidades e destinos, nacionais, regionais e internacionais, além dos principais e locais do Turismo.

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