100% ELÉTRICO

Audi começa a vender e-tron 2021 no Brasil

Audi e-tron: dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv
Audi e-tron: dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv
Audi e-tron: dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da fabricante alemã, está com vendas abertas para o ano-modelo 2021. Os clientes já podem adquirir a nova versão que chega com novas tecnologias: faróis full LED Digital Matrix, carregamento dos dois lados do veículo, carregador de celular por indução e novos desenhos de roda. Para facilitar o carregamento nos diferentes pontos de recarga espalhados pelo País, o e-tron em sua versão de topo agora passará a contar com acesso para carregamento em corrente alternada também do lado do passageiro – antes apenas o lado do motorista contava com o acesso.

Os modelos também agregaram o carregador de celular por indução e novos designs de rodas, inclusive com a opção da roda inaugural do e-tron, que oferece menos resistência ao ar. A Audi é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de iluminação e a mais avançada delas é o farol Full LED Digital Matrix, introduzido pela primeira vez em um veículo em série no Audi e-tron Sportback e agora disponível no Brasil como opcional na versão Performance Black.

O conjunto traz novas funções que permitem que a luz seja dividida em pequenos pixels e controlada com precisão excepcional, o que se traduz em diversas inovações. A primeira delas chama atenção logo ao ligar e desligar o veículo, pois os faróis projetam na parede ou no chão uma assinatura animada e personalizada, que pode inclusive conter a palavra “e-tron”. Outra novidade é a iluminação da faixa de rolagem da estrada: além de iluminar da forma tradicional, os faróis destacam e se ajustam à largura da faixa, além de projetar pequenas setas no piso logo à frente do veículo.

Uma terceira característica identifica a presença de pedestres na beira de uma rodovia e ilumina a área onde ele está para ampliar sua visibilidade em ambientes pouco iluminados. Por último, o conjunto também é capaz de acompanhar os próximos metros da estrada e iluminar de forma antecipada e dinâmica para aumentar a visibilidade.  

O modelo é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. No ciclo WLTP, o SUV possui autonomia de até 436 quilômetros e o Sportback de até 446 quilômetros, ideal para percorrer longos trajetos.

O Audi e-tron está disponível a partir de R$ 529.990,00 na versão Performance e de R$ 569.990,00  na Performance Black. Já o Audi e-tron Sportback parte de R$ 559.990,00 na versão Performance e de R$ 599.990,00.