Publicidade
# PROTEÇÃO NÍVEL IIIA

Audi Q5 Security, SUV blindado de fábrica, está à venda no Brasil

Versão é baseada na versão Ambiente
Versão é baseada na versão Ambiente (Foto: Divulgação)

O SUV da Audi Q5 pode ser adquirida no Brasil em uma versão blindada “de fábrica”. Baseada na versão Ambiente, intermediária na linha ela vem com motor é o conhecido 2.0 de 252 cv de potência, o câmbio é automático de sete marchas, a tração é 4×4 e tem o preço de R$ 370.990. A blindagem tem proteção é nível IIIA, a mais alta disponível no Brasil para uso civil e suporta disparos de armas como Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e Magnum .44.

Como é recomendado para os carros blindados, o Audi Q5 Security tem visual discreto idêntico às demais versões do SUV, mas recebeu ajustes para suportar os cerca de 500 kg a mais e a elevação do centro de gravidade. Os freios, por exemplo, vieram da versão esportiva SQ5 e têm maior poder de frenagem (os discos dianteiros têm 350 mm de diâmetro). O controle eletrônico de estabilidade foi recalibrado, o teto recebeu chapas de aço e o porta-malas (com acionamento elétrico), pistões reforçados. Portas, tampa do porta-malas, laterais e parede corta-fogo do compartimento do motor também foram reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas receberam vidros à prova de balas de 21 mm de espessura.

A suspensão a ar adaptativa com controle ativo dos amortecedores também foi ajustada para o peso maior que é em torno de 2.295 kg. As rodas de liga leve têm 19 polegadas e os pneus são do tipo run flat. Como têm estrutura reforçada, podem rodar mesmo furados por até 80 km a até 80 km/h. O modelo mantém todas as garantias de fábrica. 

O Audi Q5 Security vem bem equipado de série. Entre os destaques há seis modos de condução (um é personalizável), ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajuste lombar, painel virtual configurável de 12,3 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro e ativação automática dos faróis (incluindo a altura do facho) e limpadores de para-brisa. Volante multifuncional, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de obstáculos na dianteira e traseira, central multimídia com tela de 8,3", interface para smartphones e navegador GPS também vêm de fábrica. O som é da marca Bang&Olufsen o console central traz botão rotativo e touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES