A Assembleia Legislativa promove amanhã uma audiência pública para debater o projeto de lei em tramitação na Casa que trata da regulamentação da cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. O evento foi proposto pelo deputado Dr. Batista (DEM), presidente da Comissão de Saúde Pública, e pelo deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteções aos Animais, e autor da proposta.
Segundo o projeto de Goura, fica assegurado o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. As substâncias são encontradas na planta cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha.
De acordo com o deputado, o preconceito e a falta de informações não podem se sobrepor ao direito dos pacientes a ter acesso aos produtos e medicamentos derivados. “Não é admissível colocar em risco a saúde e o bem-estar de pacientes que têm nestes medicamentos, na maioria das vezes, o único tratamento eficiente”, diz.