SMCS

O ano letivo de 2019 será encerrado nesta quinta-feira (19/12) nas quatrocentas unidades da rede municipal de ensino.

As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) voltam a receber as crianças no dia 12/02/2020, quando os 140 mil estudantes retornam às aulas.

Um pouco antes, nos dias 10 e 11/02, os profissionais da educação voltam aos trabalhos para organização interna e estudos pedagógicos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que a formação profissional teve destaque em 2019. Pelo Programa Veredas Formativas, foram ofertadas 59.349 vagas aos profissionais da rede municipal.

O Veredas permite que cada um escolha como fazer a formação continuada. “Com isso, ganham os profissionais e os estudantes” , afirma a secretária, lembrando que o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no País, divulgado em 2018, mostra que o índice para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) passou de 6,3 para 6,4 e superou em 3,2% a meta estabelecida pelo Ministério de Educação para a cidade, que era de 6,2.

Também pelo Veredas, 13 professores participaram, em novembro, de um intercâmbio na Finlândia. A viagem fez parte de um acordo de cooperação técnica entre a secretaria e os finlandeses, firmado em setembro de 2017 para troca de experiências e desenvolvimento profissional.

Já a Semana de Estudos Pedagógicos, a SEP, desde 2018 deixou o antigo modelo de palestras e passou a ser realizada como feira interativa, a Expo Educação, que reúne em média vinte mil participantes.

Segundo Maria Sílvia, a Expo é um dos mais importantes momentos de formação continuada dos profissionais da rede.  “A quebra de paradigma consolidada na feira segue a linha dos programas e ações desenvolvidas nesta gestão para a inovação. A Expo Educação incorpora o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade”, observa a secretária.

“Em Curitiba, a inovação ocorre na prática, desde a formação dos professores, beneficiando nossos estudantes”, completa.