Daniel Castellano/SMCS

Moradores e turistas têm estreias imperdíveis nesta semana no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. O grande destaque é o Oratório de Natal Curitibano – Gratidão no Parque Tanguá, mas o público ainda poderá acompanhar as apresentações de ópera do Palácio Garibaldi (Centro Histórico) e o musical Nataleluia da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Batel. Algumas atrações da temporada também têm seus últimos dias nesta semana, como os espetáculos do Memorial de Curitiba, as feiras especiais de Natal no Centro, a Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal, o Natal Fonte de Energia Ebanx, na Praça Santos Andrade e as performances no Restaurante Família Madalosso, em Santa Felicidade.

Algumas experiências seguem até o dia 30 de dezembro, como os circuitos natalinos de carro (drive-thru) em parques da cidade (Passeio Público, Barigui e Náutico). Ainda há vagas de agendamento, inclusive, para o Náutico. Outras atrações, como carrossel no Tanguá, balão no Jardim Botânico e toda a decoração da cidade, permanecem até 9 de janeiro.

Óperas italianas

Nesta segunda-feira (20/12), ocorre a primeira apresentação gratuita da Serata Lírica no Palácio Garibaldi, a partir dar 19h30. Árias de óperas italianas famosas serão encenadas nas janelas e sacada do imponente prédio do Largo da Ordem, que também ganhou em sua fachada uma decoração natalina. No programa, peças de Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Ruggero Leoncavallo e Ernesto de Curtis. O espetáculo terá a participação dos cantores Ornella de Lucca, Ana Paula Machado e Vitorio Scarpi, que estarão acompanhados do pianista Thiago Teixeira. A Serata Lirica no Palácio Garibaldi, que não precisa de agendamento, também ocorrerá na terça-feira (21/12) e quarta-feira (22/12), sempre às 19h30.

Ainda nesta segunda-feira (20/12), às 19h30, ocorre a última apresentação da série de concertos natalinos no Memorial de Curitiba (Centro Histórico). O palco do espaço cultural no Largo da Ordem irá receber a Banda Lyra Curitibana, que irá executar um repertório que vai do erudito ao popular, passando pelo samba, trilhas musicais, mambos, marchas e hinos.

Auto do Tanguá

A partir de terça-feira (21/12), às 19h30, o Belvedere do Parque Tanguá se transforma no palco do Oratório de Natal Curitibano – Gratidão. Com entrada franca e sem necessidade de agendamento, o auto de Natal no Tanguá é um espetáculo a céu aberto e irá reunir 30 artistas. Arautos em perna de pau, atores, cantores e bailarinos farão parte do espetáculo, cheio de surpresas, luzes e encantamento, que irá contar a a história do nascimento de Jesus.

O Oratório de Natal Curitibano – Gratidão ainda terá mais duas apresentações gratuitas e sem agendamento no Tanguá, às 19h30, na quarta-feira (22/12) e quinta-feira (23/12). Outras atrações do Tanguá sem agendamento e gratuitas são o carrossel veneziano aberto diariamente, a partir das 14h, e a decoração que se espalha por todo o parque do Taboão.

Nataleluia

Ainda na terça-feira (21/12), 20h, começam as apresentações do musical Nataleluia da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Batel. Com performances ao vivo e a participação de mais de mil voluntários da congregação religiosa, o espetáculo deste ano tem o tema Um lugar para nascer. O nascimento de Jesus Cristo será contado pelo ponto de vista de José e Maria em um musical 100% autoral, com canções, arranjos e roteiro produzidos pelos voluntários da PIB Curitiba. O espetáculo tem agendamento no site da atração (link) e serão mais três dias de apresentações: quarta-feira (22/12), quinta-feira (23/12) e sábado (25/12), às 20h. Para cada dia os ingressos são alimentos diferentes (confira no site da atração).

Véspera de Natal

Na sexta-feira (24/12), véspera de Natal, duas atrações intimistas estão programadas. A Capela Nossa Senhora da Glória recebe, às 18h, o Coral Gregoriano de Curitiba para a missa de Natal com rito tridentino; e a Igreja Presbiteriana de Curitiba promove, às 20h, o Culto das Luzes, em sua sede na Rua Comendador Araújo (Centro). Os dois eventos religiosos não precisam de agendamento.

Últimos dias

Também durante esta semana se encerram algumas atrações do Natal de Curitiba que têm encantado crianças e adultos desde novembro.

Nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro, as Feiras Especiais de Natal vão até a próxima quinta-feira (23/12), reunindo centenas de produtos natalinos, entre presentes e itens de decoração para a casa, confeccionados de forma artesanal e com preços atrativos. A feira da Osório funciona das 10h às 21h, da Santos Andrade, das 10h às 20h.

Em Santa Felicidade, ocorre as últimas apresentações do espetáculo Fábrica dos Sonhos nos janelões do Restaurante Família Madalosso. Com agendamentos esgotados, as sessões ocorrem nesta segunda-feira (20/12), na quarta-feira (22/12) e na quinta-feira (23/12), a partir das 19h30.

O Natal Fonte de Energia Ebanx, na Praça Santos Andrade, tem seus últimos dias na quarta-feira (22/12) e quinta-feira (23/12),a partir das 18h30, com agendamentos esgotados. O destaque da atração é a árvore sustentável que é acesa com a energia limpa gerada pela pedalada de bicicletas. Também foram instaladas no local duas árvores de luz de 18 metros que poderão ser apreciadas até 9 de janeiro.

Já o Mercado Municipal tem a Vila de Natal Electrolux até o próxima sexta-feira (24/12), com experiências como Casa do Papai Noel, maquete de Curitiba iluminada, contação de história e espaço kids. As atrações têm sessões extras a partir de segunda-feira (20/12), com o Mercado Municipal funcionando com horário estendido (confira aqui). Os agendamentos para a Vila de Natal Electrolux já estão esgotados, mas é possível apreciar a decoração como a árvore de Natal.

Atrações de segunda-feira (20/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)

10h – Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal (Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
19h – Luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Show de luzes dançantes com música na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
19h30 – Fábrica dos Sonhos do Restaurante Família Madalosso  (Avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
19h30 – Música no Memorial de Curitiba com Banda Lyra Curitibana (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)
19h30 – Estreia da Serata Lirica no Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, s/n, São Francisco)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.