Automobilismo

Autódromo no Paraná vai sediar etapas da Stock Car e da Truck em outubro

Átila Abreu
Átila Abreu (Foto: Divulgação/José Mário Dias)

O Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), se prepara para receber um fim de semana histórico para o automobilismo brasileiro nos dias 3 e 4 de outubro. Pela primeira vez, Stock Car e Copa Truck, as duas categorias mais populares do esporte a motor nacional, irão promover um evento conjunto.

A programação em Cascavel vai contar com cinco corridas entre sábado e domingo. No sábado acontece a etapa 5 da Stock Car, com uma prova de 40 minutos. No domingo é disputada a etapa 6 da Stock Car, com duas corridas (a segunda com grid invertido), e mais uma etapa da Copa Truck com outras duas provas. Todas as corridas têm transmissão ao vivo pelos canais Sportv.

A novidade foi recebida com louvor pela Iveco Usual Racing, equipe dos pilotos Djalma Pivetta e Felipe Giaffone na Copa Truck. Ambos têm relação profissional e sentimental com a Stock Car.

Pivetta é patrocinador do carro #51, de Átila Abreu, por meio da marca Usual Brinquedos. Sua fábrica de brinquedos em Laranjal Paulista (SP) é a licenciada oficial para produção das réplicas do carro da Stock Car. As miniaturas do carro de Átila Abreu normalmente são distribuídas nas concorridas visitações de box na equipe Shell V-Power e costumam ser o brinde mais cobiçado pelos fãs com acesso à área de box.

Além de comentar as corridas da Stock Car na TV, Giaffone testa os carros da categoria. Ele participou do desenvolvimento do novo carro de 2020. Antes da última etapa da Copa Truck, em Goiânia, por exemplo, realizou testes de algumas soluções para refrigeração do Stock Car.

Categoria mais tradicional do Brasil, a Stock Car promove seus campeonatos desde 1979. Já a Copa Truck é herdeira da Fórmula Truck, categoria idealizada por Aurélio Batista Félix que gozou de enorme sucesso de público entre as temporadas 1996 e 2017.