Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) recolheram galhos caídos e fizeram a avaliação das condições das árvores após os fortes ventos registrados na semana passada na cidade. De acordo com a SMMA, se não houvesse uma preocupação constante da Prefeitura com podas e avaliação de risco de queda, as ocorrências (com e sem temporal) poderiam ser muito graves. Foram recolhidos 11 caminhões pequenos com parte de troncos e galhos, mas não houve registro de danos graves ou de vítimas.  
Desde 2017, a Prefeitura vem readequando o Plano Municipal de Arborização Urbana (de 2005) e realiza ações para que a cidade não apenas conte com boa arborização, mas que ela esteja integrada à realidade local e às normas que prezam pela qualidade e segurança. Desta forma, árvores avaliadas que representam riscos aos pedestres, à fiação elétrica, às propriedades e veículos estão recebendo podas. 
Há casos em que se faz necessária a substituição da árvore; mudas nativas são plantadas no local. O morador que observar um pinheiro (Araucaria angustifolia – árvore protegida por lei) com aparente risco de queda precisa estar atento a como solicitar a poda ou corte da árvore. De acordo com a SMMA, se o local for em área rural, quem autoriza a intervenção é o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No caso de área urbana, se houver risco iminente constatado por um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura pode realizar a poda (contato: 3614-7480).