Franklin de Freitas

A Legião Paranaense do Expedicionário e a Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, com o apoio do Museu do Expedicionário, prepararam uma programação especial para celebrar o Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro. Nessa mesma ocasião, também comemorarão os cinquenta anos da colocação do avião P 47 na Praça do Expedicionário.

Quem for à Praça no sábado (26), poderá conferir a programação, que inclui exibição de filmes e documentários a respeito do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e da Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de exposição de Viaturas Militares Antigas e visitação ao Museu. As atividades são gratuitas e estão abertas ao público a partir das 9 horas, estendendo-se até às 17 horas.

A Praça do Expedicionário é guardiã de um ilustre veterano de guerra, o Republic P-47 Thunderbolt, um dos principais caças da Força Aérea dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial, sendo utilizado também por outras Forças aliadas durante o conflito, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB).