Um armazém de fertilizantes que fica no bairro Paulas, em São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, pegou fogo na noite desta quarta-feira (24). Por conta da fumaça tóxica, moradores de pelo menos seis bairros precisaram deixar suas casas.

O incêndio começou por volta das 23h. Por volta das 8h desta quarta, o Corpo de Bombeiros ainda tentava controlar o fogo. O depósito possui cerca de 5 mil metros quadrados e abrigava cerca de 40 toneladas de fertilizantes que contêm nitrato de potássio, um produto tóxico e inflamável.

Moradores intoxicados tiveram de ser levados ao hospital local, enquanto os demais outros foram para o Colégio Santa Catarina, a Escola Felipe Schmidt ou casas de parentes. Moradores da região das praias, além dos bairros Iperoba, Reta, Rocio Pequeno e Sandra Regina foram afetados pela fumaça e estão tendo que deixar suas casas.

Equipes de Itajaí, Barra Velha e Joinville foram deslocadas para ajudar no combate ao incêndio. Os bombeiros explicam que o nitrato não gera chamas, mas muita fumaça, e queima de dentro para fora. A inalação desse produto causa irritação das vias respiratórias. Em contato com a pele e mucosas, provoca irritação. Nos olhos, irritação grave.