Divulgação – Festa dos Mortos como no México

O Dia do Mortos é uma celebração tradicional mexicana que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro e vai até o dia 2 de novembro, coincidindo com tradições católicas na América Latina.

As origens destas festas no México remontam a períodos pré-hispânicos. Há relatos de que astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto, há três mil anos.

As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a “Dama da Morte” (do espanhol: Dama de la Muerte) e as festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, com muita comida, festa e música. Os doces preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

E é claro que os bares e casas noturnas de Curitiba entraram na onda. O Barulho Curitiba separou 10 festas. Vai lá