Luiz Costa /SMCS

A manhã deste sábado (10/8) no Parque Barigui foi dedicada à saúde coração, com atividades físicas, meditação, palestras de orientação à vida saudável e até um curso prático de reanimação cardiopulmonar.

As atividades fizeram parte do programa Escute o Seu Coração, da Prefeitura de Curitiba, e marcaram o encerramento do Internacional Cardiology Meeting, realizado na cidade durante a semana.

O encontro internacional, promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia, reuniu em Curitiba médicos cardiologistas e especialistas de 21 países. O encerramento, neste sábado, no Salão de Atos do Parque Barigui teve como mestre de cerimônias, o apresentador e modelo Paulo Zulu.

“Estamos muito felizes em poder orientar à população sobre a importância da mudança de hábitos para uma vida saudável”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Taxa de mortalidade

De acordo com dados do Datasus (Departamento de Informações do Sistema Único de Saúde), em Curitiba, no ano de 2016, as doenças do coração e derrames cerebrais causaram 3.134 mortes. O número corresponde a um índice de 28,2%. No Paraná a taxa para óbitos desta natureza é de 28,8%, no Brasil, de 27,7% e no mundo 26,8%.

Para mudar este cenário, em Curitiba, o Programa Escute o Seu Coração, criado em 2018 pela Prefeitura, conta com uma linha de cuidado especial que abrange toda a rede de saúde municipal.

Graças a ele, de 2016 a 2018, houve a redução de 7,1% na mortalidade prematura (30 a 69 anos) por doenças do aparelho circulatório em Curitiba.

Na opinião do médico cardiologista Mário Maranhão, formado há 58 anos e um dos palestrantes do evento, o simples fato de mudar o estilo de vida, para uma vida mais regrada e saudável, resolve 90% dos problemas do coração.

“O estilo de vida saudável é a chave da longevidade. Não fumar, controlar o estresse que vivemos diariamente e uma alimentação saudável lhe dará muito mais anos”, salientou.

Paulo Zulu é um exemplo de mudança de estilo de vida. Ele que largou a rotina corrida da cidade grande para cuidar de si mesmo.

“Fico feliz em poder ver uma cidade como Curitiba sair na frente nesta questão da conscientização”, disse Zulu.

Segundo ele, há muito tempo tenta passar para as pessoas que o seguem nas redes sociais que viver uma vida saudável é muito melhor.

“Hoje, com 56 anos, meus exames são ótimos e me sinto como se tivesse 20”, disse o apresentador e modelo.

Programa Inovador

João Vítola, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, também fez questão de elogiar o programa que segundo ele é inovador e um sucesso consolidado.

“É uma parceria muito importante da sociedade cientifica com o poder público para preservar vidas, diminuindo a perda prematura por doenças cardiovasculares”.

No evento, também interagiram com a população os cardiologistas Otavio Mangili e Gustavo Lenci. O público também participou de uma atividade física comandada por educadores físicos da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude(SMELJ).

No portal do Escute o Seu Coração, os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado por uma vida mais saudável.