Publicidade
Dicas

Bateria e pacote de dados não duram? Pode ser fraude

A bateria do smartphone tem durado menos que de costume? O plano de internet está acabando mais rápido? Se isso está acontecendo, é bom ficar de olho,segundo alerta da equipe da Proteste. Isso tudo pode ser causado por uma fraude silenciosa. As empresas Protected Media e a DoubleVerify detectaram recentemente um golpe que roda vídeos, sem que os usuários percebam, de propagandas criadas por meio da plataforma de anúncios MoPub, lançada pelo Twitter.

A fraude recorre a vídeos ocultos. Segundo o levantamento, o golpe acaba prejudicando duas pontas. As empresas pagam para criar os vídeos, que são marcados como vistos sem que ninguém os tenha assistido. E os usuários de smartphones têm um aumento no consumo de bateria e de dados. Tudo por conta da reprodução oculta desses vídeos ocultos. Ainda de acordo com a Proteste, a fraude é feita por empresas que vendem “soluções” para anúncios de vídeo na internet. Essas empresas faturam mais alto quando a propaganda tem um bom alcance.

Investigação em curso
O site norte-americano BuzzFeed noticiou uma investigação sobre o esquema. Ela aponta para a Aniview, uma empresa israelense que gerencia anúncios em vídeos e que tem um escritório em Nova York. A Aniview negou envolvimento com o crime. E afirmou que a plataforma de anúncios foi modificada por um cliente.

Milhões de anúncios fraudulentos
A DoubleVerify detectou 60 milhões de impressões de anúncios fraudulentos. Além disso, segundo a empresa de análises do mercado de marketing Digiday, estima-se que US$ 20 bilhões serão desviados do mercado de anúncios digitais em 2019.
A Protected Media descartou que o Twitter esteja envolvido no caso. Mas afirmou que diversas empresas especializadas em anúncios em meios digitais já criaram esquemas parecidos.

Como evitar a fraude
Quem quer evitar esse tipo de problema, que mina a bateria e os dados, a solução é instalar um bloqueador de propagandas. No entanto, isso pode atrapalhar a navegação em alguns sites.

Bloqueadores de propagandas

AdAway
AdAway é um bloqueador de propagandas de aplicativos de código aberto que não consome tempo ou memória da CPU. É especialmente bom para aparelhos Android mais antigos, mas precisar da raiz de seu dispositivo. Para Android e iOS.
Preço: Grátis

Recursos principais:
• Funciona com Android Jelly Bean e posterior.
• Pequeno tamanho (cerca de 5.4MB).
• Bloqueia anúncios usando arquivos de hospedagem e pode ser executado por um servidor de terceiros.
• Usuários podem baixar arquivos da hospedagem do aplicativo para adicionar sites em listas negra e branca.
• Suporta mais de 34 idiomas.

Adblock Plus
O AdBlock Plus impede com eficiência a exibição de propagandas em seus navegadores móveis de internet e impede propagandas no aplicativo. O aplicativo é fácil de configurar para que ele possa começar a filtrar propagandas em seus dispositivos. Para Android e iOS.
Preço: Grátis

Recursos principais:
• Bloqueia anúncios de vídeo, anúncios do Facebook, banners, pop-ups em seu aplicativo.
• Permite determinadas propagandas de sites da lista branca.
• Desativa rastreadores de empresas de terceiros que coletam seus dados on-line.
• Diminui a possibilidade de que seu dispositivo móvel seja atacado por programas maliciosos (malware).
• Desativa os botões de compartilhamento de redes sociais.

NoRoot Ad-Remover
O NoRoot Ad-Remover é um bloqueador de propagandas que não exige conexão para começar a usá-lo. A versão gratuita permite apenas o bloqueio de propagandas de dois aplicativos ou jogos e proteção ilimitada com o aplicativo pago. Para Android
Preço: Grátis/Pago ($3.99)

Recursos principais:
• Possibilidade de usar o aplicativo em qualquer orientação de tela.
• Criar uma lista de aplicativos ou jogos que deseja bloquear as propagandas.
• Atualmente suporta mais de 100.000 aplicativos móveis.


TrustGo Ad Detector
Preço: Grátis
Plataforma suportada: Android

Recursos principais:
• Verifica e detecta aplicativos e jogos que exibem anúncios de notificação dinâmica, modificam a página inicial do navegador, baixam arquivos em cliques de anúncios, vazamento de números de telefone, etc.
• Ajuda a excluir aplicativos nocivos após a confirmação.
• Fácil de usar e intuitivo.

Ad-Blocker para iOS
O Ad-Blocker para iOS é ótimo para usuários que querem um controle abrangente de sua experiência de bloqueio de propagandas em um iPhone, iPod Touch e iPad.
Preço: $1.99
Plataforma suportada: iOS

Recursos principais:
• Funciona com iOS 8, iOS 9 e iOS 10.
• Suporta todos os aplicativos, não só o Safari.
• 99% de eficácia no bloqueio de popups, banners e propagandas de vídeo indesejadas em seus aplicativos e jogos móveis.
• Proteção de privacidade, limitação de uso da largura de banda e otimizar a velocidade do dispositivo para melhorar a experiência geral ao usar o iOS.
Weblock para iOS
Se você está conectado prioritariamente a uma rede Wi-Fi e procurando possibilidades de personalização dinâmicas que permitam que você coloque sites em listas brancas e negras, o Weblock pode ser o aplicativo para você. Os usuários podem aplicar filtros para determinar o que deseja bloquear - é altamente personalizável para protegê-lo de propagandas indesejadas e potencialmente prejudiciais. É um dos aplicativos mais excelentes em termos de personalização. A única grande decepção é que ele se ocupará de grande parte da velocidade da internet.
Preço: Grátis

Recursos principais:
• Contém regras de bloqueio da web predefinidas mais a possibilidade de fazer a sua própria de acordo com suas necessidades.
• Redireciona propagandas para servidores fictícios em vez de acessar seus aplicativos e jogos.
• Compatível com conexão VPN integrada ao iOS e gerenciador de perfil.
Possibilidade de funcionamento em vários dispositivos.

DESTAQUES DOS EDITORES