Secretário de Saúde do Paraná

Beto Preto diz que vacina está chegando, mas ressalta agravamento da pandemia: 'Fique em casa e mantenha os cuidados'

(Foto: Reprodução)

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, gravou nesta sexta-feira (15 de janeiro) uma mensagem à população paranaense (que pode ser conferida acima, na íntegra). No vídeo, o gestor destaca que a vacina contra a Covid-19 está chegando para imunizar os paranaenses. Por outro lado, também ressalta o momento grave que o estado atravessa na pandemia, em especial a macrorregional leste (onde está a Região Metropolitana de Curitiba e também o litoral paranaense), reforçando a importância de a população seguir respeitando o distanciamento social, utilizando máscaras e, se possível, permanecendo em casa.

"Essa esperança, essa alegria, essa ansiedade pela vacina não pode substituir o cuidado sanitário de cada um de nós. Quero pedir a você que fique em casa. Quem puder ficar em casa, fique em casa", disse Beto Preto. "Este ano não é o momento de veranear nas praias, de aglomerar, rever amiogos, familiares. Este ano é momento de todos nós exercermos um papel importante de reflexão nas nossas próprias vidas. Não queremos a falta de leitos, de medicamentos, de insumos para atender os pacientes com Covid-19."

Ainda segundo o secretário, o número de internamentos na macrorregional leste voltou a aumentar de maneira rápida e em breve mais de 90% dos leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs) para tratamento de pacientes com Covid-19 devem estar ocupados. "Quando ultrapassa a barreira dos 90%, nós estamos entrando numa seara de muita dificuldade", afirmou Beto Preto.

Segundo ele, o Paraná está preparado, tem equipes experientes e insumos suficientes para atender bem aos paranaenses. Mas isso desde que não ocorra a partir de agora uma explosão de casos no estado, como vem acontecendo no Amazonas e em outros países, como o Reino Unido. "Precisamos muito da sua ajuda. A vacina está chegando, mas precisamos continuar tendo todos os cuidados possíveis."