Publicidade
Segurança

Richa ressalta redução de 40% no número de homicídios no Centro-Oeste

O governador Beto Richa esteve na tradicional festa do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, neste domingo (14). Richa entregou dez viaturas policiais, ressaltou a redução de 40% no índice de homicídios na região Centro-Oeste e destacou o compromisso do Governo do Estado em melhorar a segurança nos municípios do interior. 
A queda representa um grande avanço e mostra que nosso trabalho em segurança pública está dando certo, disse o governador. Estamos reforçando ainda mais a segurança da região com a entrega desses veículos, que fazem parte da maior compra de viaturas da história do Paraná.

As viaturas das polícias Militar e Civil foram entregues para os municípios de Altamira do Paraná, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê e Indianópolis. Os índices de redução de homicídios em Cianorte já chegaram a 50% e essas viaturas vão ajudar para baixar ainda mais essa taxa, ressaltou Richa.

A reestruturação da frota de veículos faz parte do programa Paraná Seguro. Desde 2006, não eram entregues novas viaturas às polícias. O Corpo de Bombeiros, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal também estão recebendo novos veículos.

Para a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, as novas viaturas dão melhores condições de trabalho para a polícia. Os antigos veículos já estavam sucateados, disse ela. É importante esse reequipamento, porque os policiais se deslocam para diferentes locais, muitos deles com difícil acesso.

Desde o início do ano, já foram entregues 1094 novos veículos para as polícias Civil e Militar. Os critérios para a distribuição dos veículos são estabelecidos com base em estudos estatísticos da Secretaria de Estado de Segurança Pública, considerando os índices de criminalidade registrados no município e também pelas características dos veículos.

A população da cidade de Goioerê, que já havia recebido duas novas viaturas, agora tem as chaves de mais dois veículos. Para o prefeito Beto Costa, a reestruturação da segurança nos pequenos municípios mostra o respeito do Governo do Estado com o interior. Todos as prefeituras estão sendo prestigiadas com medidas de segurança. Isso mostra que o governo é municipalista, está com os olhos voltados para o interior, disse Costa.
Índice estadual - O número de homicídios dolosos caiu 27% no Paraná nos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2010. Foram registradas 1.316 ocorrências neste ano, contra 1.795 em 2010. 

Em junho, foi registrada a menor taxa de homicídios no Estado desde que o índice começou a ser computado, em 2007, com 170 mortes. No comparativo entre os primeiros semestres de 2013 e do ano passado, a queda também é significativa, chegando a 17%. Foram 262 crimes a menos de um ano para o outro.
As informações são do levantamento oficial realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES