Divulgação

Curitiba recebe, nos dias 21 e 22 de julho, o show VillaLoBiando, protagonizado pela cantora Bia Bedran, que apresenta a obra de Heitor Villa-Lobos, um dos principais nomes da música clássica brasileira. Com uma carreira de mais de 40 anos dedicada ao público infantil, Bia Bedran usa sua força narrativa para resgatar a memória do grande compositor brasileiro a partir de suas canções.

Com roteiro e direção musical de Gibran Helayel, o espetáculo conta com os músicos Guilherme Bedran na rabeca, Paulão Menezes na percussão e três violonistas, Daniel Santos, Lucas Gralato, além do próprio Helayel, que se apresentam ao lado de Bia Bedran. São 15 músicas que revelam a face mais popular da obra de Villa-Lobos inspirada no cenário rural brasileiro, nos índios, nas senzalas, nos terreiros, nos pescadores do Rio São Francisco, nas rendeiras e costureiras e nas canções que ficaram na memória dos antigos. Assim surgem canções como “Canto do Pajé” e a melodia pungente e nostálgica do “Trenzinho Caipira” que, com a bela letra do poeta Ferreira Gullar, se tornou ainda mais popular.

Bia Bedran explica que o espetáculo é direcionado tanto para o público infantil quanto para os adultos “com coração de criança”. A artista também revelou que, durante os ensaios, surpreendia-se diariamente com os resultados. “A sonoridade dos violões com a minha voz e as melodias villalobianas era diferente a cada dia”, comenta. “Cantar canções do Villa-Lobos é um presente”, comemora a artista. O musical apresenta novos arranjos e formas de explorar a versatilidade das harmonias e melodias propostas por Villa-Lobos. Durante o espetáculo, Bia Bedran assume a condução de um trem que apresenta ao público recantos e sons do Brasil, resgatando o folclore e a música tradicional de diversas regiões brasileiras.

Bia Bedran

Artista multimídia, desde criança Bia Bedran escreve músicas, época em que também participava de festivais. É atriz, compositora, cantora, escritora, contadora de histórias, arte-educadora, e, durante muitos anos, foi apresentadora de programas educativos direcionados ao público infantil na televisão brasileira. Além dos pequenos fãs, Bia também é referência entre o público adulto que costuma acompanhar seus shows, peças de teatro e palestras.

Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Na década de 1930, preocupado com o ensino da música nas escolas brasileiras, Villa-Lobos desenvolveu um programa de educação musical inspirado no cancioneiro infantil.

 

Serviço

Música: Bia Bedran em VillaLoBiando

Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).

Data: 21 e 22 de julho de 2018 (sábado e domingo).

Horário: sábado, às 15h e às 18h; e domingo, às 17h.

Ingressos: vendas a partir de 14 de julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)

Classificação etária: Livre

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)