NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – O clássico “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, tem todos os elementos que o credenciam a ser uma obra “instagramável”: cenas dinâmicas, suspense e reviravoltas.

O potencial não passou batido pela Biblioteca Pública de Nova York, que decidiu que o livro do escritor britânico abriria o projeto Insta Novels, de romances adaptados ao Instagram.

São vários “stories” (imagens ou vídeos curtos), que compilam os 12 capítulos da obra, em 174 páginas digitalizadas. Ilustrado pelo artista espanhol Magoz, o clássico está disponível no Instagram da biblioteca (@nypl) desde 22 de agosto.

A leitura é feita como a de um “story” comum. Há um tempo em que a página fica congelada antes de passar para a próxima folha. Se clicar à direita da tela, o leitor avança. À esquerda, volta uma página. E, ao pressionar a tela, mantém a imagem parada por um período maior que o previsto.

Para quem não tem intimidade com a ferramenta, a biblioteca montou um tutorial que dá dicas para a leitura.

Richert Schnorr, diretor de mídias digitais da biblioteca, diz que a novidade “faz parte da missão de tornar a literatura mais acessível”.

Alice é só a primeira etapa do projeto. “Escolhemos porque é um livro de que muitas pessoas gostam, várias querem reler e é facilmente ilustrável”, diz Schnorr.

O projeto prevê ainda a adaptação de pelo menos mais dois clássicos: “O Papel de Parede Amarelo”, de Charlotte Perkins Gilman, será lançado em outubro e “A Metamorfose”, de Franz Kafka, em novembro.

“São três livros que falam de transformações, de uma coisa que se transforma em algo a mais, que é a ideia do projeto, transformar a forma como lidamos com a literatura”, diz Schnorr, que visa, com a nova plataforma, acrescentar os clássicos ao dia a dia do público.