Eduardo Macarios/Divulgação – Biblioteca Pública do Paraná: modernização

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove uma programação especial medsta quinta-feira (7), dia do aniversário de 162 anos de sua fundação. Os eventos incluem a abertura de uma exposição fotográfica comemorativa, atrações para o público infantil e uma edição dupla do projeto Música na Biblioteca. A entrada é gratuita.

As atividades começam às 9h30, com uma oficina circense para o público infantil, realizada na rampa de entrada (o curso é ofertado novamente às 14h). Em seguida, às 10h30, acontece a abertura da mostra Por dentro da Biblioteca, do fotógrafo Eduardo Macarios, que explora o projeto arquitetônico do interior do prédio e evidencia o contraste entre o antigo e o moderno na BPP. Além dos registros de Macarios, outros seis totens com frases marcantes sobre a importância das bibliotecas, cunhadas por autores nacionais e estrangeiros de todas as épocas, ficam espalhados pelos corredores e salas de leitura até o dia 7 de abril.

Às 11h, o MGM Trio de Violões — formado por Murillo Da Rós, Gegê Felix e Mazzar Mazzarolo — se apresenta no hall térreo, com um repertório de jazz e temas instrumentais de compositores latino-americanos. Logo depois, às 11h30, o grupo de teatro Olho Rasteiro apresenta a peça infantil O terreno baldio, também na rampa de entrada (o espetáculo volta a ser apresentado às 16h). Encerrando a programação, às 17h30, a banda Alohabana toca clássicos da música cubana e outros ritmos latinos, também no hall térreo. Em caso de chuva, as atrações para crianças são transferidas para a Seção Infantil.

Modernização
Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) já passou por 13 sedes. A atual, inaugurada em 1954 e tombada pelo Patrimônio Cultural em 2003, acaba de passar por um intenso processo de modernização, que durou oito anos. Projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a revitalização geral do prédio histórico incluiu desde a pintura até o mobiliário, passando pela iluminação, cantina dos funcionários e a instalação de um café.

Serviço
Programação especial de 162 anos da Biblioteca Pública do Paraná
9h30 e 14h: oficinas circenses
10h30: exposição Por dentro da Biblioteca, de Eduardo Macarios
11h: Música na Biblioteca, com MGM Trio de Violões
11h30 e 16h: peça teatral O terreno baldio, do grupo Olho Rasteiro
17h30: Música na Biblioteca, com Alohabana
(R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR)
Gratuito
Mais informações: (41) 3221-4917.