
O final de semana de feriado foi movimentado no Portão Cultural com a Bienal de Quadrinhos. Com uma programação extensa, que contou com palestras, debates, feira de HQs, sessões de autógrafos, oficinas, shows musicais e exposições, o evento recebeu um público de 30 mil pessoas de quinta (6/9) a domingo (9/9).
A bienal tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba e é considerada o maior evento de quadrinhos do Sul do país. O prefeito Rafael Greca destacou o sucesso do evento que ocupou as salas de exposição do MuMa e todo o Portão Cultural, com mais de 300 expositores, e o trabalho da equipe da Gibiteca. “Valeu a visita. Aqui tem quadrinho do mundo inteiro e a criatividade dos brasileiros, dos paranaenses e dos curitibanos sai de dentro dos gibis para tomar conta de Curitiba”, destacou Greca.
Esta edição teve a participação de mais de 60 artistas convidados. Um dos destaques foi a palestra de Juliano Enrico, autor do desenho animado O Irmão do Jorel. A conferência do quadrinista ficou lotada.
O arquiteto e urbanista e idealizador da Gibiteca de Curitiba, Key Imaguire, foi o homenageado da edição, ao receber o Prêmio Cláudio Seto de Quadrinhos. “Com este evento, Curitiba prova que atingiu sua maioridade nos quadrinhos. Há público interessado, artistas relevantes e uma divulgação democrática, que só reforça nossa tradição na área”, disse Imaguire.
Além de receber o troféu Claudio Seto, o artista foi relembrado à altura de sua importância histórica, com uma exposição que segue até novembro no Museu Metropolitano de Arte (MuMa), viabilizada pelo Fundo Municipal da Cultura.
Tango
Tango e milonga foram atrações de diversos espaços culturais da cidade neste fim de semana. O Memorial de Curitiba recebeu a programação da 2ª edição do Congresso de Tango de Curitiba e o público que passou o feriado na capital pode participar de palestras, aulas práticas para iniciantes e show com as orquestras Tanturi e Tango Bardo, além de artistas locais.
Um dos destaques foram as apresentações de músicos e bailarinos de Buenos Aires que lotaram a Praça do Iguaçu na tarde de domingo, com um autêntico espetáculo de tango argentino. Cerca de 1600 pessoas foram conferir as apresentações.