Marcelo Nunes/divulgação – Flávio Basso

A biografia do músico gaúcho Flávio Basso, “Júpiter Maçã – A Efervescente Vida & Obra”, escrita pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt ganha no próximo dia 10 uma nova edição, repleta de material extra e inédito. Nessa nova versão, o trabalho, lançado originalmente em 2018, passou por um check-up geral, sendo acrescida de informações, material e entrevistas exclusivas feitas com o Júpiter Maçã, além de muitas fotos (são, ao todo, mais de 130 registros fotográficos) – em 3 cadernos de fotos coloridas que passam a limpo, iconograficamente, a trajetória de Flávio Basso desde sua infância, adolescência, passando pelo TNT, Cascavelletes e suas diversas encarnações solo, como Maçã e Apple, entre outras.

Além disso, o livro trará duas entrevistas feitas pelos autores com Júpiter Maçã, em diferentes fases de sua carreira. O livro também ganhou um projeto gráfico totalmente novo e arrojado do designer gráfico Rafael Conny.

Publicada originalmente em 2018, as duas primeiras tiragens da biografia esgotaram rapidamente. Hoje em dia, o livro converteu-se em item raro, disputado entre fãs e colecionadores em sebos e na internet (um exemplar usado do livro chega a custar até R$ 500). E tem mais: o livro, que ganhou 5 novos modelos de capa, teve sua sessão de discografia atualizada e posfácio assinado pelo jornalista e escritor Bento Araújo (editor da revista Poeira Zine e autor da trilogia Lindo Sonho Delirante, sobre os grandes discos do rock psicodélico brasileiro).

Efervescência intergaláctica – Ao longo de suas 500 páginas, a biografia Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra traça a vida do músico gaúcho do nascimento à morte, passando por suas vitórias (uma irregular, porém cultuada, carreira de rockstar – quase incomparável no Brasil) e tragédias (alcoolismo, paranoia, a morte precoce de seu único filho) com riqueza de detalhes, revelações e informações inéditas e ainda farto material fotográfico (a maior parte rara ou inédita).

Por meio de minuciosa pesquisa jornalística, realizada durante quase três anos, os autores passam a limpo a trajetória do biografado. Para tanto, consultaram um vasto material composto por jornais, revistas, fanzines, livros, blogs, sites, gravações de rádio e vídeos de acervos particulares ou disponíveis na internet.

Em Porto Alegre, o lançamento acontece no próximo dia 10, quarta-feira, a partir das 20h, o Bar Ocidente bar em que, pela primeira vez, os Cascavelletes – banda criada, nos anos 80, por Flávio Basso e uma das mais adoradas do rock do Rio Grande do Sul –, fizeram seu show de estreia. Na noite de lançamento do livro, quem vai comandar a festa é o conjunto musical Império da Lã. O grupo vai reviver hits tanto do do TNT e dos Cascavelletes quanto das encarnações solo de Basso, como Júpiter Maçã e Júpiter Apple.