A expectativa era que o Black Friday no Brasil batesse o recorde de vendas, movimentando até R$ 390 milhões, 60% a mais do que em 2012. Mas até aqui, a única coisa que o evento conseguiu foi o recorde de reclamação dos consumidores: 1.650  no site Reclame Aqui em 14 horas da promoção, que teve início às 0h desta sexta-feira (29). Considerando também as reclamações pelo RA Chat, canal que integra os chats das lojas, as queixas chegavam a 3.552 até por volta das 13h.

Segundo informou o Reclame Aqui, em seis horas, as cinco primeiras do ranking de queixas ultrapassaram a média de reclamações diárias. No ano passado, o site registrou 8 mil reclamações nas 24 horas da promoção, inspirada na tradicional megaliquidação do varejo americano logo após o feriado do Dia de Ação de Graças.

O levantamento parcial aponta o Extra.com.br liderando as queixas, com 183 reclamações até as 6h, batendo seu recorde do ano, de135 em 25 de fevereiro, e três vezes superior à média diária de reclamações que a loja online recebeu em 2013.

A loja virtual do Ponto Frio também ultrapassou os recordes, superando em duas reclamações as 137 que havia recebido em 27 de setembro. Casas Bahia também bateu seu próprio recorde no ano, chegando a 87 reclamações.

O Reclame Aqui também faz uma avaliação da qualidade das lojas. Os líderes de reclamação — Extra, Ponto Frio e Casas Bahia — têm reputação regular, de acordo com os consumidores cadastrados no Reclame Aqui, enquanto Americanas.com e Submarino têm reputação ótima.

As empresas mais reclamadas, por volta das 12h, segundo o Reclame Aqui eram:

– Extra.com.br
– Ponto frio loja virtual
– Casas Bahia – loja virtual
– Americanas.com
– Submarino
– Centauro – loja virtual
– Walmart – loja virtual
– Saraiva (livraria, editora, virtual)
– Magazine Luiza – loja virtual
– Brastemp/ Consul – loja virtual

Black Fraude?

A revista Forbes publicou uma reportagem assinada por Kenneth Rapoza que traz duras críticas à Black Friday Brasileira. Segundo a publicação, intitulada Nos EUA, a Black Friday é sobre descontos; no Brasil, a Black Friday é sobre fraude, a data está ficando mais conhecida como um dia de fraude.

Onde comprar

As ofertas estão disponíveis no site www.blackfriday.com.br. Contudo, sites de empresas que não participam da ação considerada oficial também prometem descontos.