Diago Andre/SMCS – Com o uso de óculos de realidade virtual

A conservação da fauna e o combate ao tráfico de animais e aos maus-tratos estão entre os assuntos da Blitz Animal, atividade especial de Dia das Crianças na Feira de Orgânicos do Passeio Público, neste sábado (12/10). Estão programadas atrações gratuitas das 8h às 14h, com as equipes da Rede de Proteção Animal, do Museu de História Natural Capão da Imbuia e do Centro de Apoio à Fauna Silvestre.

Alunos da Universidade Federal do Paraná, do projeto Meu Bicho é Legal, também participam. Com o uso de óculos de realidade virtual, mostram às crianças como é se sentir um animal capturado.

“Com o viés de Educação Ambiental, nosso objetivo é divertir as crianças e formar cidadãos mais conscientes em relação à preservação”, diz o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

A programação é resultado de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Outras atrações – As crianças terão jogos como o Que Bicho Mora Aqui? Para adivinhar que animal estará em uma caixa e poderão conhecer a fauna da mata de araucárias, dispersores do pinhão.

Haverá animais taxidermizados do Museu de História Natural e orientações para guarda-responsável e contra os maus-tratos a animais domésticos.