Franklin de Freitas

O desfile das escolas de samba de Curitiba começou às 18 horas desse sábado (dia 2) na Marechal Deodoro.

São cinco escolas do grupo especial e quatro do grupo de acesso, além dos blocos.

Os primeiros blocos a desfilar foram Afoxé, Unidos de Judá e Rancho das Flores.

O desfile das escolas do grupo especial começou às 20h20.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do desfile dos blocos em Curitiba.

Clique aqui para ver o vídeo com trecho do desfile da Unidos de Judá.

Clique aqui para ver fotos do desfile da escola de samba Enamorados do Samba.

Clique aqui para ver fotos e vídeo do desfile da escola de samba Leões da Mocidade.

Clique aqui para ver fotos e vídeo do desfile da escola de samba Imperatriz da Liberdade.

GRUPO AFOXÉ
Tradicionalmente, o Afoxé Aiyé Layó é o primeiro a desfilar, fazendo o ritual da “purificação” da passarela do samba. Um dos integrantes do grupo, Alexandre, contou sobre a tradição. “A primeira manifestação dos negros na Bahia foi em 1825. Alguns alforriados conseguiram desfilar na avenida naquele ano. O Afoxé é formado por casas de raiz africana, de umbanda, de candomblé. A gente vem pedindo para que orixás e que Exu abram os caminhos, limpando para que as escolas de samba coirmãs possam desfilar com alegria”

UNIDOS DE JUDÁ
O presidente do bloco Unidos de Judá, Adriano, contou a ideia do grupo. “Nosso propósito é levar o amor de Jesus e mostrar para essas pessoas que a gente em algo a mais. O conceito é para adorar nosso Senhor Jesus Cristo”, disse. O bloco conta com 170 integrantes.

RANCHO DAS FLORES
O bloco Rancho das Flores é formado por 300 idosos que fazem parte dos 190 grupos da FAS — Fundação de Ação Social. O desfile deles ocorreu por iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba e da FAS. Este ano eles fazem uma homenagem em forma de marchinha à poetisa Helena Kolody.

ENAMORADOS DO SAMBA
A primeira escola do grupo especial a desfilar foi a Enamorados do Samba. O enredo é sobre a energia. “A ideia é mostrar toda energia que existe, nossa união. Mostra a energia e tudo de bom desde a época da Idade da Pedra”, disse uma integrante da escola. “O enredo é a história da energia, desde o início. A energia como a fé, a energia do alimento, do fogo”, contou. A escola tem cerca de 600 integrantes.

OUTRAS ESCOLAS
Depois da Enamorados do Samba, seguiramm os desfiles da Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. O desfile neste sábado estava previsto para terminar à 1h45 da madrugada.

ESCOLAS
A primeira escola do grupo especial, Enamorados do Samba, deu a largada às 20h20. Em seguida vieram Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. 

No domingo (3/3), mais blocos se apresentam a partir das 18h: Sambistas do Amanhã, Fogosa, Púrpura e Boêmios e Madames. A primeira escola do grupo de acesso é a Unidos de Pinhais, que entra na avenida do samba às 21h20. Depois vêm a Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria.

As apresentações serão avaliadas por uma comissão de jurados. A apuração das notas e a proclamação da escola campeã de 2019 será na segunda-feira (4/3), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba.

ESTRUTURA
A estrutura para receber as festividades está montada. Foram instalados equipamentos de som e iluminação, e três arquibancadas com um total de 3 mil lugares. Uma delas é exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, tendo espaço para cadeirantes.

Foram instalados também 120 cabines de banheiros químicos, que estão dispostas por todo o eixo de animação, entre as ruas Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano Peixoto. Três ambulâncias e uma tenda com ambulatório estão responsáveis pelos atendimentos de emergência.

Estão a postos os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e uma equipe de segurança privada. Também estão presentes fiscais do comércio ambulante e equipes da Fundação de Ação Social, Conselho Tutelar e Ministério Público para ações de proteção de crianças e adolescentes e conscientização contra exploração sexual e trabalho infantil.