As bolsas de Nova York fecharam o pregão em alta firme nesta terça-feira, 22, com os índices S&P-500 e Nasdaq marcando a sexta sessão consecutiva de ganhos, à medida que bons dados da economia dos Estados Unidos e notícias corporativas deram suporte para os ganhos dos mercados acionários.

O índice Dow Jones subiu 65,12 pontos (0,40%) e fechou em 16.514,37 pontos. O índice Nasdaq avançou 39,91 pontos (0,97%), encerrando em 4.161,46 pontos. O índice S&P-500 teve ganho de 7,66 pontos (0,41%), chegando ao fim da sessão em 1.879,55 pontos.

A Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês) informou que as vendas de moradias usadas caíram 0,2% em março em relação a fevereiro, um recuo bem menor do que o esperado pelo mercado, que era de 0,7%. Já o índice de atividade industrial regional do Federal Reserve de Richmond subiu para 7 em abril, de -7 em março.

Os balanços corporativos também ajudaram a impulsionar o apetite por risco. Entre os destaques, o Bank of New York Mellon e a seguradora Travelers registraram fortes lucros no primeiro trimestre.

“Em geral, a temporada de balanços até agora tem sido surpreendentemente boa e as empresas estão começando a olhar para tempos melhores à frente”, disse o economista-chefe de mercado da corretora Rockwell Capital Global, Peter Cardillo. “A maioria dos clientes está percebendo que a economia está melhor e que as grandes empresas dos EUA vão continuar a ter bons resultados.”

Assim como na Europa, as ações das empresas de saúde também tiveram destaque na sessão. Essas companhias lideraram as altas do S&P 500 após o anúncio de uma série de notícias sobre aquisições no setor.

“As fusões e aquisições no setor farmacêutico têm animado os investidores”, disse o gerente de portfólio da Pioneer Investment Management, John Carey. Para ele, as recentes notícias econômicas positivas dão “confiança aos investidores que os ganhos para o ano irão ser positivos”.

Na Europa, as bolsas tiveram forte alta impulsionadas pelos papéis das farmacêuticas. O índice Stoxx 600 encerrou o dia com ganho de 1,38%, a 337,03 pontos. A Bolsa de Londres subiu 0,85%, Frankfurt avançou 2,02% e Paris ganhou 1,18%. (Com informações da Dow Jones Newswires)