Marcelo Casall Jr / Agência Brasil – Bolsonaro: “Não vou falar porque

O presidente Jair Bolsonaro deve confirmar nesta terça-feira (28) o substituto do paranaense Sergio Moro como ministro da Justiça e Segurança Pública. Moro deixou o cargo na última sexta-feira (24), depois que o presidente demitiu Mauricio Valeixo do cargo de diretor da Polícia Federal. Os dois mais cotados são Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral, e André Mendonça, ministro da Advocacia Geral da União (AGU).

No domingo (26), Bolsonaro sondou Jorge Oliveira, que é um dos homens de confiança do presidente. Ele aparecia como favorito, a ponto de interlocutores dares a indicação como garantida. Nesta segunda-feira, porém, o nome de Mendonça apareceu com força. O ministro da AGU chegou a ter uma conversa com Bolsonaro sobre o assunto.

O próprio Bolsonaro fez mistério sobre o tema, nesta segunda-feira, na saída do Palácio do Alvorada. “Vocês vão ter uma surpresa positiva, tem dois nomes postos à mesa, o Jorge e outro. Eu não vou falar porque, se muda, vão falar que eu recuei”, disse, a jornalistas. “Eu assino (a nomeação) e a intenção é publicar no Diário Oficial amanhã (terça) cedo”.

Se Mendonça for o escolhido, a tendência é que o ministério se divida em dois: Justiça e Segurança Pública. Nesse caso, Mendonça ficaria apenas com a pasta da Justiça. A segurança Pública ficaria com Anderson Oliveira, atualmente secretário de Segurança do Distrito Federal.