Reprodução / Facebook – Milton Ribeiro

Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação do Brasil. O nome dele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (11). O presidente confirmou o nome em seu perfil no Facebook. Ribeiro é pastor evangélico e ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A indicação foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira.

“Indiquei o Professor Milton Ribeiro para ser o titular do Ministério da Educação”, disse Bolsonaro, em postagem colocada às 17h20 no Facebook. Segundo afirmou o presidente, Ribeiro é doutor em Educação pela USP, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em Direito e Teologia. Desde maio de 2019, é membro da Comissão de Ética da Presidência da República.

Ribeiro é o quarto nome a ocupar o ministério da Educação, que está vago desde a saída de Abraham Weintraub, em junho. O primeiro ministro foi Ricardo Velez Rodriguez, que ficou até abril de 2019. Weintraib assumiu em seguida, mas causou várias polêmicas, tanto na gestão do ministério quanto em questões políticas – chegou a sugerir que os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) eram vagabundos que deveriam ser presos. Acabou demitido em 18 de junho deste ano.

Depois da saída de Weintraub, Bolsonaro chegou a nomear indicar Carlos Augusto Decotelli, em 25 de junho. Contudo, ele pediu demissão no dia 30, antes mesmo de assumir oficialmente, depois que foram constatadas diversas controvérsias em relação à titulação acadêmica informada em seu currículo.

Antes de Ribeiro, Bolsonaro chegou a indicar o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder. Mas no dia 5 de julho ele declinou do convite, depois de sofrer ataques em redes sociais.