Divulgação

O Datafolha e o Ibope divulgaram na noite deste sábado (27 de outubro) a última pesquisa sobre o 2º turno da eleição presidencial. E seguindo os resultados apontados pelos dois institutos, devemos ter alguma emoção na apuração dos votos da corrida ao Palácio do Planalto. É que embora Jair Bolsonaro (PSL) ainda tenha boa vantagem, a diferença com relação a Fernando Haddad (PT) continua caindo.

A pesquisa do Datafolha, o candidato do PSL aparece com 55% dos votos válidos, contra 45% do petista. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. Com o resultado, a diferença entre os candidatos, que já chegou a ser de 18 pontos há nove dias, agora cai para 10 nos votos válidos. 

Já a pesquisa Ibope aponta um resultado ainda mais apertado no pleito, com Bolsonaro somando 54% dos votos válidos contra 46% de Haddad. A margem de erro também é de dpos pontos (para mais ou para menos) e aponta que, em 12 dias, a diferença entre o candidato de extrema-direita e o petista caiu de 18 para oito pontos.

Abaixo, confira mais detalhes sobre cada uma das pesquisas.

Votos totais

DATAFOLHA

Bolsonaro: 47%
Haddad: 39%
Em branco/nulo: 8%
Não sabe: 5%

IBOPE

Bolsonaro: 47%
Haddad: 41%
Em branco/nulo: 10%
Não sabe: 2%

Rejeição

As duas pesquisas também levantaram a rejeição dos candidatos, questionando: “E entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em” (Datafolha) e "Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele"? (Ibope)

DATAFOLHA

Jair Bolsonaro
Votaria com certeza: 46%
Talvez votasse: 8%
Não votaria de jeito nenhum: 45%
Não sabe: 2%

Fernando Haddad
Votaria com certeza: 38%
Talvez votasse: 9%
Não votaria de jeito nenhum: 52%
Não sabe: 2%

IBOPE

Jair Bolsonaro
Com certeza votaria nele para presidente: 39%
Poderia votar nele para presidente: 10%
Não votaria nele de jeito nenhum: 39%
Não o conhece o suficiente para opinar: 11%
Não sabem ou preferem não opinar: 1%

Fernando Haddad
Com certeza votaria nele para presidente: 33%
Poderia votar nele para presidente: 12%
Não votaria nele de jeito nenhum: 44%
Não o conhece o suficiente para opinar: 10%
Não sabem ou preferem não opinar: 2%