Daniel Castellano/SMCS

Nesta sexta-feira (17/5) os estudantes da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto, vão sair em cortejo pelas ruas, a partir das 15 horas, para apresentar aos vizinhos uma boneca com mais de 3 metros de altura. Construída com vime e papel de seda colorido, o modelo foi criado durante as atividades do projeto Lugar de Gigantes, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). No sábado (18/5), os bonecos gigantes vão desfilar, às 15 horas, em um cortejo no Largo da Ordem, no Centro Histórico.

O projeto é realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura com o incentivo das empresas Celepar, Pinho Internacional e Porto Camargo Engenharia.

Os estudantes participaram de uma oficina de arte e cultura na escola onde aprenderam a criar os bonecos gigantes inspirados em histórias de vida e experiências relatadas pelos moradores da região. Uma das criações do processo colaborativo foi uma mulher indígena, com quase 3 metros de altura, que será levada pelas crianças em desfile pelas ruas do bairro. O cortejo terá a participação da Banda Escola de Fazenda Rio Grande, sob a regência do Maestro Evaldo Ribeiro.

Agricultora gigante

Essa é a segunda escola da regional a desenvolver o projeto. No início do mês, os estudantes da Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto criaram Joana, uma agricultora que homenageou antigos moradores da região e que também foi apresentada em cortejo à comunidade local.

Serviço

Lugar de Gigantes (Cortejo de bonecos gigantes)

– Cortejo Bairro Alto: 17 de maio (sexta-feira), 15h00 (saída da Escola Municipal Araucária, Rua Rio Jari, 1481)

– Encontro de GigAntes: 18 de maio (sábado), 15h00 (saída do Memorial de Curitiba, Largo da Ordem).

A participação é gratuita.