Botafogo e Ceará tentam se firmar longe da zona de rebaixamento no Brasileirão

Em um jogo direto no meio da tabela, entre dois times que ainda tentam se encontrar no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Ceará se enfrentam neste sábado, às 16h30, no estádio Nilton Santos, pela 21.ª rodada. Ambos perderam na última rodada para clubes paulistas. O Botafogo foi até São Paulo e acabou sendo derrotado pelo Corinthians por 1 a 0. Já o Ceará, na Arena Castelão, caiu frente ao Palmeiras por 2 a 1, sendo o terceiro revés consecutivo na temporada.

Na tabela de classificação, o Botafogo leva uma pequena vantagem. O time carioca tem 24 pontos, na 12.ª posição, já longe da disputa por uma vaga na Libertadores. O Ceará também tem 24, mas aparece em 14º. O Cuiabá, com 20, abre a zona de rebaixamento.

O lateral Rafael está muito próximo de retornar ao Botafogo. Ele está recuperado de lesão, após romper o tendão de Aquiles do pé esquerdo, e deve ficar entre os suplentes no banco de reservas. Saravia também é opção para o setor após se recuperar de uma virose, que pegou cerca de 10 jogadores, todos já recuperados. No entanto, Daniel Borges treinou entre os titulares. O desfalque mesmo será Marçal, com uma contusão muscular na perna direita. DG foi chamado para integrar o time profissional.

"A gente precisa somar pontos. Precisamos voltar a pontuar. Assim, vamos conquistar de volta a confiança da torcida e, ao mesmo tempo, ter mais confiança dentro de campo. A chave para a estabilidade é conquistar vitórias", disse Daniel Borges.

Do outro lado, o técnico Marquinhos Santos terá quatro desfalques importantes no time cearense. Ele não contará com Bruno Pacheco e Rodrigo Lindoso, com desconforto muscular, Richardson, suspenso, e Diego Rigonato, que se lesionou no começo do jogo frente ao São Paulo, pela Sul-Americana.

Por outro lado, o atacante Eric foi relacionado após passar por uma cirurgia na clavícula e ficar mais de um mês em recuperação. Existe a possibilidade ainda do treinador poupar algumas peças visando o torneio continental. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira no Castelão. "Temos que mudar a chave e focar no Brasileirão. Acreditamos e vamos fazer o que podemos para classificar frente ao São Paulo, mas temos que colocar na cabeça que precisamos vencer este jogo contra o Botafogo", ressaltou Marquinhos Santos.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X CEARÁ

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Daniel Borges, Mezenga, Philipe Sampaio e Hugo; Tchê Tchê, Patrick de Paula e Lucas Fernandes; Lucas Piazon, Erison e Jeffinho. Técnico: Luís Castro.

CEARÁ - João Ricardo; Michel, Messias, Luiz Otávio e Victor Luis; Richard Coelho, Fernando Sobral, Lima e Vina; Mendoza e Cléber. Técnico: Marquinhos Santos.

ÁRBITRO - Raphael Claus (SP)

HORÁRIO - 16h30

LOCAL - Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)