Publicidade
Duas rodas

Brasil celebra pela primeira vez (oficialmente) o Dia do Ciclista

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

No próximo domingo, o Brasil irá celebrar pela primeira vez (ao menos oficialmente) o Dia Nacional do Ciclista. A data, que há anos é lembrada em todo o país pelos adeptos do ciclismo, passou a fazer parte do calendário oficial brasileiro no final de novembro do ano passado, após o presidente Michel Temer sancionar uma lei aprovada pelo Congresso Nacional.
O propósito da data, segundo consta na justificativa do projeto apresentado em agosto de 2016 pelo deputado federal Lúcio Vale (PR/PA), é “aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito, além de promover o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural.”
A escolha do dia 19 de agosto se deu por ser “emblemático”. Foi nessa data, em 2006, que morreu atropelado o biólogo Pedro Davison, que na época tinha 25 anos e foi atingido por um carro enquando pedalava numa via expressa de Brasília. No mesmo dia em que Pedro morreu, sua filha, Luísa, completava oito anos de idade.
O motorista que o matou, dirigia acima da velocidade, alcoolizado, com a CNH vencida e fugiu sem prestar socorro. Quatro anos mais tarde, foi condenado por homicídio com dolo eventual (quando o autor assume o risco de matar), pegando 6 anos de prisão em regime semiaberto.

Sindicato faz blitz para alertar ciclistas sobre ‘carona’ em ônibus
Na manhã de ontem, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), em conjunto com a Guarda Municipal, realizou uma blitz para alertar aos ciclistas sobre os riscos de pegar carona na traseira dos ônibus. A ação foi feita na Estação Tubo Morretes, na Av. República Argentina, com o objetivo de conscientizar estudantes de um colégio próximo ao local.
Ainda segundo o Sindimoc, o Departamento de Apoio ao Trabalhador e o Departamento de Segurança do Sindimoc têm recebido inúmeras reclamações de motoristas do Transporte Coletivo que estão passando por essa situação com jovens e crianças ciclistas naquela região.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES