Poucos dias depois de ver o Brasil chegar perto do tricampeonato mundial sênior em Turrialba, na Costa Rica, os jovens canoístas brasileiros mostraram que o Brasil ainda é ‘o país a ser vencido’ em todo o planeta quando se trata de disputas de rafting.

Neste último fim de semana os jovens brasileiros venceram tchecos e russos nas provas de Head to Head (H2H) e Slalom, e mesmo com a vitória dos tchecos na prova de Descendo, última e mais importante da competição, conquistaram o troféu de campeão geral do Campeonato Mundial Júnior de Rafting – disputado entre atletas de 14 a 18 anos.

É um ótimo resultado para o Brasil que mostra que, além do bicampeonato mundial no sênior, também tem futuro na modalidade para os próximos anos. Essa molecada vem surpreendendo e está de parabéns, disse Denilson de Lima, supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem.

A trilha até a conquista do mundial começou com a 4ª posição no Sprint – primeira prova do evento – e foi sacramentada com as vitórias no H2H e no Slalom, deixando a equipe muito mais confiante para a prova de Descenso, onde a conquista do 2º lugar foi fundamental para a conquista do mundial.

Para Jean Claude Razel, apoiador da equipe em Brotas (SP), o resultado foi acima do esperado e mostra que o futuro do esporte no Brasil já tem seu caminho. Foi surpreendendo, mas não faltou dedicação. São meninos ainda, alguns com 16 anos, mas muito dedicados, ressaltou.

A equipe brasileira foi composta por Jonatan de Brito, Angelo Eduardo Degrandi, Gabriel Pessa, Fernando Antônio Morassuti, Jorge Nave, Leandro Cavalcante, João Luiz Rodrigues Jr, Plácido Pires e João Paulo Costa.
 
Este resultado é um trabalho desenvolvido pelo Lucas Paulino, conhecido como Coré e capitão da equipe sênior do Brasil. Ele tem uma escolinha em Brotas (SP) e há um bom tempo vem treinando essa molecada em eventos nacionais e internacionais da modalidade. Este é um resultado dele também, informou Denilson.

Como são disputadas as provas de Rafting
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Tiro valendo 100 pontos e Sprint valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descida valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumula a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.