Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Atualmente, a doença atinge cerca de 13 a 14 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o que representa 6,9% da população nacional, o que nos coloca como o quarto País no mundo em números absolutos, atrás apenas da China (114 milhões), em seguida da Índia (quase 73 milhões), e dos Estados Unidos (30 milhões).
O aumento de glicemia no organismo causado por diabetes pode desenvolver problemas no coração, nos olhos, nos nervos e nos rins. Em casos mais sérios, a doença pode levar à morte. “Não há cura, apenas os medicamentos hoje em dia controlam a glicemia e reduzem as complicações. O tipo 2 da doença é o mais comum em adultos, chegando a 90% dos casos”, explica Miguel Carlos Riella, presidente e nefrologista da Fundação Pró-Renal.
Por ser uma doença silenciosa, ela pode existir por anos sem sintomas. É importante que ao sentir qualquer sintoma o médico seja consultado para iniciar o tratamento o quanto antes.
Música e orientação
Para marcar a data e orientar a população quanto à doença, o Coro da Camerata Antiqua faz um concerto no Hospital Santa Casa de Curitiba, hoje,às 10h30, com regência da maestrina Mara Campos.
A apresentação integra o programa Música pela Vida, que neste ano passou a celebrar importantes datas do calendário da saúde reforçando sua preocupação com o lado social e acessível.