Franklin de Freitas

O Brasil tem 37.312 mortes e 685.427 casos de Covid-19. Os números foram divulgados às 21 horas deste domingo (7) pelo Ministério da Saúde. O Ministério, na verdade, divulgou apenas os números de registros ocorridos nas últimas 24 horas: foram 1.382 mortes e 12.581 casos. A somatória foi feita com base nos números confirmados neste sábado (6) pelo Ministério.

Nos últimos dias, o Ministério atrasou a divulgação do boletim oficial para as 22 horas, o que gerou críticas. Neste domingo, a pasta utilizou uma nova metodologia, a de divulgar apenas o acumulado das últimas 24 horas, sem a somatória.

Na sexta-feira (5), o empresário Carlos Wizard, conselheiro informal do ministro interino, Eduardo Pazuello, havia dito que o ministério iria revisar os dados de contaminados e mortos pelo novo coronavírus, com base em uma suspeita de que os estados estariam “inflando” os números. Neste domingo, ele declarou que não vai mais colaborar com a pasta.

Curiosamente, neste domingo o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo, braço direito do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, anunciou outra plataforma de divulgação dos números da Covid-19. Segundo a plataforma, divulgada mais cedo, houve 507 óbitos e 18.082 novos casos nas últimas 24 horas – ou seja, menos casos, mas mais mortes no mesmo período.