Publicidade
Sub-23

Brasileirão de Aspirantes começa com Atletiba no Couto Pereira

Aspirantes do Coritiba em 2018
Aspirantes do Coritiba em 2018 (Foto: Divulgação/Coritiba)

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2019 começa nesta quinta-feira (dia 23). A estreia do Coritiba será no Couto Pereira, às 15 horas, contra o Athletico Paranaense. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A entrada é gratuita para sócios do Coxa adimplentes.

Os dois clubes não divulgaram os jogadores relacionados para a partida. A base das duas equipes é formada por jogadores das categorias de base.

O regulamento da competição permite a utilização de atletas sub-23. É liberada a utilização de quatro jogadores com idade superior a 23 por equipe. Os clubes usam o torneio para dar experiência aos mais jovens e para dar a atletas do grupo principal que, eventualmente, não estejam atuando com frequência.

O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Coritiba está no Grupo A, junto com Paraná Clube, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando 8 jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase.

Os jogadores que atuarem pelo time de aspirantes podem integrar o elenco principal na Série B a qualquer momento.

Na segunda rodada, em 30 de maio, o Coritiba vai ao estádio Ulrico Mursa, em Santos, enfrentar o Santos.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o Coritiba caiu na semifinal para o São Paulo. O clube paulista acabou conquistando o título, derrotando o Inter na final.

DESTAQUES DOS EDITORES