Medalhista de ouro individual e em equipe na edição do ano passado, o canoísta Ricardo Taques, de Tibagi, participa neste final de semana novamente do Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom na Argentina. O campeão que atualmente mora em Foz do Iguaçu e treina com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) carrega o favoritismo nas provas. Ele já partiu em viagem para o país vizinho.

O campeonato acontece neste fim de semana (26 e 27) na cidade de San Rafael, província de Mendoza e é o último grande evento internacional da modalidade nesta temporada. A equipe brasileira busca na Argentina superar a marca de cinco ouros conquistados na edição de 2010, também realizada ano passado na Argentina.

A competição deste ano será no Rio Atuel, no Valle Grande, e possuirá uma pista natural modificada em rio de montanha com corredeiras de grau dois e com circuito de aproximadamente 260 metros de largura. As provas serão no masculino e feminino nas categorias Júnior, Sênior e Master.

Encravado no Valle Grande, o local de competição é considerado um dos melhores locais turísticos de aventura de toda a Argentina, dignos de uma paisagem única e com geografia extremamente propícia para a prática da Canoagem Slalom. O Rio Atuel é o mais longo rio em Mendoza. Nascido nos Andes a mais de três mil metros de altitude as fortes corredeiras e a fria temperatura da água serão adversários a mais aos brasileiros.

No Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom de 2010, Teco foi ouro no K1 Masculino Sênior individual e no K1 Masculino por Equipes, junto dos atletas Fabio Rodrigues e João Vitor Machado. Ricardo foi recebido em Tibagi, de volta da viagem, com carreata pelo centro da cidade. Ele desfilou sobre o caminhão da Defesa Civil – Posto de Bombeiros Comunitários.

O evento foi disputado em Aluminé, na Patagônia Argentina, a aproximadamente 50 quilômetros da divisa com o Chile e com sensação térmica de oito graus negativos, também considerado um grande adversário dos brasileiros acostumados com um clima mais ameno.