Agronegócio

BRFértil investe na compra de porção relevante das ações da Andali S/A

(Foto: Reprodução Facebook)

O agronegócio no Brasil vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos. O setor deve encerrar o ano de 2020 em alta no país, gerando aumento na demanda e boas oportunidades para o mercado de fertilizantes. E nesse contexto, as empresas do ramo também vem apresentando progresso.

A BRFértil, localizada em Curitiba, apresentou nos últimos três anos um crescimento de 300%. Somente em 2019 o faturamento ficou na casa dos R$ 400 milhões, com previsão de crescer 50% em 2020.

Como plano do crescimento da BRFértil, na última semana, a empresa anunciou a compra da porção majoritária das ações do bloco brasileiro da Andali S/A – empresa prestadora de serviços no segmento de fertilizantes. O bloco brasileiro representa 50% do capital da companhia e a BRFértil adquiriu 26,5% das ações. A CHS do Brasil, braço brasileiro da CHS Inc., maior cooperativa de grãos e energia dos Estados Unidos, mantém a participação de 50% das ações da Andali.

 “Estou confiante de que a BRFértil contribuirá tanto como acionista quanto como cliente da Andali. Temos valores comuns e existe sinergia. A Andali continuará atuando com a essência de ser uma prestadora de serviços bandeira branca para os maiores players do mercado de fertilizantes e, agora, ainda mais forte. Fico satisfeito em contar com acionistas engajados com o avanço do nosso negócio e alinhados com os nossos projetos de crescimento”, enaltece o Presidente da Andali S/A, Rafael Vaccari Gonçalves.

“Nossa participação como acionistas e clientes da Andali segue firme no seu propósito estratégico. Estamos satisfeitos com os resultados do negócio que contribuem para o progresso do agronegócio do país”, informou Horacio Ackermann, Gerente Geral da CHS do Brasil.

Para a BRFértil a aquisição permite o crescimento no mercado brasileiro. “Atualmente, dentro da nossa atuação, 70% das vendas estão concentradas no Estado do Paraná. Com essa união, ampliamos fronteiras e passaremos a ter um acesso seguro e competitivo no Estado do Mato Grosso, utilizando os serviços de uma empresa que é referência no setor”, comenta Aluisio Schwartz Teixeira, Presidente da BRFértil. “Temos a expectativa de que com a atuação no mercado do centro-oeste de forma competitiva, chegaremos a 1 milhão de toneladas de vendas nos próximos cinco anos. Assumindo esta posição, o crescimento se torna mais ágil e com ganhos logísticos e de produtividade, mantendo os níveis de qualidade dos produtos e da operação como um todo”, esclarece.

Segundo Aluisio, que também é presidente do Sindiadubos (Sindicato das Empresas de Adubos do Estado do Paraná), o mercado brasileiro de fertilizantes deve, nos próximos três anos, passar das 40 milhões de toneladas, ou seja, um crescimento na casa dos 10%.

A entrada no capital acionário da Andali refletirá diretamente no time da BRFértil. O número de colaboradores vem aumentando significativamente nos últimos anos e as perspectivas são de continuidade no incremento expressivo. A empresa também vislumbra novos investimentos, em outros estados brasileiros, para o próximo semestre em parceria com a Andali.

Para a Andali, além de um aumento relevante nos volumes de serviços, o novo acionista apoiará na proximidade com os produtores de matérias primas e potenciais clientes. Além disso, contribuirá significativamente com a expansão da companhia.