Aulas sobre os conceitos básicos de adestramento de cães estão sendo promovidas pela Prefeitura de Curitiba para entidades protetoras de animais que fazem parte da Rede de Proteção Animal. A intenção é aumentar a chance de que os animais sejam adotados.

As aulas, ministradas pela voluntária Maria Cristina Oliveira, especialista em adestramento e comportamento canino, ensinam três comandos essenciais (senta, dá a patinha e fica). O objetivo é aumentar o índice de adoção, já que as pessoas se encantam com cães educados, e reduzir o número de animais devolvidos depois de adotados, explicou Alexander Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente.

Maria Cristina disse que educar um cão é fácil. Basta que o proprietário tenha foco no que está fazendo e refaça os movimentos até que o animal tenha aprendido. A interação dono-cão parte da indução do que se quer do animal, disse ela, lembrando que a primeira regra é ganhar a confiança do cão. Os cachorros podem ser adestrados a partir dos três meses de idade.

Karina Hauer, voluntária do abrigo Animal Amigo, que possui 1.500 cães disponíveis para a adoção, diz que a iniciativa da Prefeitura é muito importante para preparar os animais. A população gosta de raças pequenas e peludas para dentro de casa e de raças grandes para utilizar na guarda. Cães de médio porte e pelagem baixa normalmente são rejeitados, disse Karina.

Quem desejar informações sobre princípios básicos de adestramento pode levar seu cão no dia 16 de setembro no Parque Barigui. Durante a realização da Feira Amigo Bicho, serão ofertadas aulas de adestramento com Maria Cristina, para a população em geral. Já para quem deseja adotar um cão, o telefone do abrigo Animal Amigo é (41) 9996-0234.