Franklin de Freitas

Após ficar acorrentando na frente de uma agência bancária no Centro Cívico, em Curitiba, durante aproximadamente 50 horas, o empresário Arlindo Ventura, o Magrão de O Torto Bar, conseguiu renegociar o acordo para a liberação de uma linha de crédito na Caixa Econômica Federal (CEF). Ele foi chamado para conversar na manhã desta quarta  (15), depois de dormir duas noites seguidas e em jejum no local.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar), o banco corrigiu um erro técnico, bem como o emprsário solucionou um impasse na documentação, permitindo a retomada do processo. Agora, o dono do bar no bairro São Francisco, afirma ter conseguido um fôlego para mais três meses com a liberação dos recursos. “Parece que a liberação de crédito é um favor que as instituições financeiras estão nos fazendo. Não é. Nesse momento, precisamos de todo o apoio possível para manter os empregos dos trabalhadores”, disse afirmou o empresário. 

O presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, acompanhou a luta de Magrão para restabelecer seus direitos. A entidade entrou em contato com o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), relator da Medida Provisória (MP) da linha de crédito. “Ele (Bueno) vai nos escutar. Vamos dar subsídio para o deputado e mostrar o que nossa categoria está passando durante a pandemia”, disse. Aguayo informou também que irá repassar ao parlamentar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Abrabar no Supremo Tribunal Federal (STF) no final de março. Ele lembra que, na última semana, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao Banco Central (Bacen) e ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para que se manifestem sobre a ação movida pela Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar) e da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), para renegociação de dívidas do setor. No Paraná, só uma em cada cinco pequenas empresas conseguiu empréstimo na pandemia.

Abaixo nota da Caixa sobre o empresário acorrentado em Curitiba:

“Informamos que CAIXA busca estar atenta às necessidades das micro, pequenas e médias empresas, especialmente nesse momento de desafios.

A CAIXA lançou o portal www.caixa.gov.br/caixacomsuaempresa, que permitiu que qualquer empresa manifeste seu interesse em contratar as linhas de crédito anunciadas, onde as empresas aptas ao crédito são contatadas pelo Gerente da agência da CAIXA mais próxima da empresa.

Sobre a linha Giro Caixa Pronampe, informamos que a Receita Federal analisa o enquadramento da empresa e envia o comunicado onde consta a HASH CODE (código de validação), conforme critérios e regras estabelecidas pelas Portarias RFB nº 978 e 1.039. Para todas as empresas, será exigido o HASH CODE – código fornecido pela Receita Federal, além do documento de constituição da empresa, documento dos sócios e faturamento.