Reprodução

Em sua 4ª edição, o Café com Jornalistas, encontro exclusivo e gratuito para profissionais de imprensa, já tem data marcada. Será em 22 de setembro, terça-feira, às 9 horas. O evento, dessa vez, em formato on-line, tem como objetivo reunir jornalistas e executivos de companhias alemãs e das principais empresas paranaenses que compõem o Conselho da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná).

Diante do atual cenário, o tema debatido será: “O que as organizações aprenderam com a pandemia? Conheça o novo mindset das empresas alemãs”. De acordo com o diretor regional da AHK Paraná, Andreas Hoffrichter, o mindset alemão contribui neste momento porque está focado na inovação contínua e no planejamento estratégico de longo prazo, além do comprometimento de realizar aquilo que é definido. “O alemão planeja e realiza o programado. A disciplina e o foco são prioritários na realização das tarefas, principalmente em momentos delicados pelos quais estamos passando”, afirma.

Diante do contexto econômico e do tombo recorde de 9,7% no PIB no segundo semestre, conforme informações do IBGE, o diretor da AHK Paraná comenta que a queda significativa, nunca antes percebida, provoca ociosidade superior a 70% do setor produtivo. Com exceção da agroindústria, que tem bom desempenho devido à demanda chinesa por alimentos. A cotação do dólar é outro fator que auxilia as empresas exportadoras.

Apesar do cenário sensível, é preciso enxergar oportunidades e tomar decisões ágeis. “A crise é sinônimo de oportunidade e o que a indústria pode fazer é aumentar, cada vez mais, a sua eficiência, ao rever processos e qualificar a mão de obra. As empresas estão redefinindo o conceito de trabalho, por meio do home office, modalidade introduzida durante a pandemia em algumas e ampliada em outras. Essa é a oportunidade de ampliar a eficiência e produtividade”, alerta o diretor da entidade que possui mais de 200 empresas associadas.

Ainda segundo Hoffrichter, todos estão aprendendo com a pandemia e, para sobreviver neste ambiente, um “novo normal” veio para ficar. As companhias estão redefinindo e repensando o modelo de negócios. “Cada vez mais, percebo a importância da sustentabilidade, dos processos de inovação, da inteligência artificial, da Indústria 4.0 para a perenidade dos negócios”, finaliza.

Esses e outros pontos serão amplamente debatidos durante o 4° Café com Jornalistas, que contará com a participação do diretor regional da AHK Paraná, Andreas Hoffrichter, e membros do Conselho: Bernt Entschev (De Bernt Entschev Human Capital), Daniel da Rosa (Sindipeças/ IBGC), Dieter Brepohl (Lapinha SPA), Emerson Nogueira (OKE – Alemanha), Emilio Abelenda (Kleiberit do Brasil), Fernando Borer (Robert Bosch), Lourdes Manzanares (Interprint do Brasil), Marcelo Fatuch (Servopa S/A), Max Forte (Brose do Brasil), Rafael Tögel (Licks Attorneys) e Wilson José Andersen Ballão (Andersen Ballão Advocacia).

Serviço:

4° Café com Jornalistas da AHK Paraná (On-line via Zoom)

Data: 22 de setembro (terça-feira)

Horário: 09 horas

Local: On-line e gratuito para jornalistas, via Zoom

Informações: [email protected] e [email protected]

Inscrições: https://zoom.us/meeting/register/tJUkduCopz4sHtH8Y0jbhu-Hdsl1QBH_9LRA