Pandemia

Caminhada do Coração volta as ruas de Curitiba no dia 25 de setembro após dois anos

(Foto: Henry Milleo/Arquivo BP)

No dia 25 de setembro, na chegada da primavera, acontecerá a tradicional Caminhada do Coração de Curitiba, realizada pelo Hospital Cardiológico Costantini, em parceria com Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) da Prefeitura. A novidade deste ano é que a 18ª edição do evento será feita de forma presencial, diferente do que ocorreu nos últimos dois anos em que caminhada foi feita de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19.

“A Prefeitura de Curitiba está aberta a todas as ações educativas de saúde. Caminhar é fundamental na prevenção de doenças do coração, por isso esse incentivo é importante para a consientização da população de todas as idades”, afirmou o prefeito Rafael Greca ao diretor-geral do Hospital Cardiológico Costantini, Costantino Costantini. O médico esteve no gabinete do prefeito nesta sexta-feira (1/7) para convidá-lo para o evento.

Setembro é o Mês do Coração, dedicado a conscientizar sobre a prevenção dos problemas cardiovasculares, considerados a maior causa de mortalidade no mundo. Por isso, o objetivo da Caminhada do Coração é incentivar a população a combater o sedentarismo.

A caminhada reúne anualmente milhares de pessoas no percurso de 4 quilômetros entre a Praça do Japão e o Parque Barigui. As primeiras mil pessoas que levarem a doação de um brinquedo ou alimento não perecível receberão a camiseta oficial do evento. Basta comparecer às 9h ao local da largada, na Praça do Japão, na hora marcada.

Ônibus e exames
O Hospital Cardiológico Costantini vai fornecer ônibus para que os alunos que participam de programas da Smelj e todas as regionais de Curitiba possam participar da caminhada. O Hospital também vai disponibilizar 20 exames cardiológicos para os atletas incentivados pela Prefeitura e palestras de capacitação para os professores da Smelj.

“Essa é mais uma parceria que nós fazemos para aumentar o rendimento dos atletas que tão bem nos representam nas mais diversas modalidades em competições nacionais e internacionais”, afirmou o secretário Carlos Pijak Jr.

Escute o Seu Coração
A Prefeitura leva a sério o cuidado com o coração dos curitibanos e para isso mantém uma linha de cuidados preconizadas no programa Escute o Seu Coração, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Criado em 2018, o programa prevê uma série de procedimentos que estimula estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto.

No portal do programa, os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado, informar-se sobre um estilo de vida mais saudável e os serviços oferecidos pela Prefeitura.

Também participaram do encontro os diretores do hospital, Alessandro Costantini e Rafael Michel de Macedo; o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, Guilherme Schlichta além do diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.

Os 10 mandamentos do coração saudável
1. Evite o cigarro
2. Controle seu peso
3. Faça atividade física regularmente
4. Cuide da pressão arterial
5. Escolha bem seus alimentos
6. Controle seu colesterol
7. Reduza o estresse do dia a dia
8. Saiba se é diabético
9. Mantenha rotinas de lazer
10. Consulte o médico periodicamente