O Parque Barigui recebe no sábado (10/11), a partir das 9h, a 7ª Caminhada do Diabetes. O objetivo da ação é atuar na conscientização da população sobre o controle da doença. Junto com os eventos Retina do Bem e Mutirão da Diabetes, que acontecem no mesmo dia em Curitiba, na Praça Ouvidor Pardinho, no Rebouças, a caminhada também marca o Dia Mundial do Diabetes (14/11).

A ação, aberta a toda a comunidade, principalmente para quem é portador de diabetes, é uma realização da Prefeitura de Curitiba, do Centro de Diabetes Curitiba (localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças), da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Paraná e Hospital de Olhos do Paraná, em parceria com sociedades médicas e universidades.

Neste ano, o tema da campanha será a Família e o Diabetes, com o foco da importância da família no cuidado e controle da doença do paciente.

“A diabetes precisa ser muito bem controlada, para que o paciente não sofra complicações. Por isso, nossas unidades de saúde oferecem grupos de acompanhamento de pacientes com diabetes e também realizamos ações como essas de conscientização, envolvendo toda a família”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. 

A caminhada terá um percurso de 5 km, partindo do estacionamento da BR-277 do Parque Barigui. Para participar, basta se inscrever pelo sitewww.caminhadadiabetescuritiba.com.br. Os participantes ganham camiseta e brindes.

O evento também vai oferecer aos participantes oficinas com especialistas na área de diabetes para orientação nutricional e de atividade física, além da realização de testes de glicemia capilar, exames de retina e informação sobre cuidados com o pés.

“A educação em saúde para a prevenção do diabetes, seu diagnóstico precoce, o adequado controle metabólico da doença e de suas complicações são fundamentais para garantir o melhor atendimento à população”, afirma a médica endocrinologista, diretora do Centro de Diabetes Curitiba, Andressa Miguel Leitão. 

“A diabetes é uma doença de alta prevalência na população, então todos os esforços para divulgar o seu controle para evitar suas complicações são muito importantes”, diz o chefe do serviço de retina do Hospital de Olhos do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior.

Retinopatia Diabética

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, após 10 anos do surgimento do diabetes, 50% dos seus portadores terão alguma complicação visual. Os problemas visuais são os de maior incidência entre pessoas com o diabetes fora de controle.

A doença mais preocupante, segundo Moreira Júnior, é a retinopatia diabética, que afeta os pequenos vasos da retina (região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro). O surgimento da retinopatia está relacionado ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia.

Durante a ação no Parque Barigui, médicos do Hospital de Olhos do Paraná realizarão exames usando tecnologia de ponta (o paciente não terá necessidade de dilatar a pupila). Quem apresentar alguma alteração, receberá orientações detalhadas de como tratar e controlar a doença. 

Serviço: 7ª Caminhada do Diabetes
Data: 10/11
Horário: 9h
Local: Parque Barigui
Para participar da caminhada, basta se inscrever pelo sitewww.caminhadadiabetescuritiba.com.br