Publicidade
Passos na História

Caminhada une atividade física com resgate da memória do Centro

Caminhada une atividade física com resgate da memória do Centro
(Foto: Amaury Cosiaki/SMCS)

As ruas e monumentos do Centro Histórico de Curitiba vão receber mais uma edição da caminhada Passos na História, na manhã deste sábado (18/8). A atividade é promovida pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e pelo Instituto Municipal de Turismo.

A concentração para a caminhada será às 8h30 na Fonte da Memória da Praça Garibaldi, no Largo da Ordem. Antes do início da caminhada, um instrutor da Smelj faz exercícios de alongamentos e aquecimento com os participantes. A atividade é gratuita e aberta a toda população.

Nesta edição vão participar os alunos que praticam atividades físicas da Smelj na Regional Boqueirão. A estimativa é que 40 pessoas façam a caminhada. Quem estiver passando pelo local e quiser participar também é só se juntar ao grupo, não precisa de inscrição.

“O objetivo é trabalhar a atividade física com um resgate histórico dos marcos que encontramos pelo caminho. O guia do Instituto Municipal de Turismo faz todas as explicações e contextualização histórica por onde passamos”, explicou André Sénge, professor da Smelj.

Trajeto

O percurso tem dois quilômetros e ao longo do trajeto são explicadas a arquitetura, as históricas e características do Centro Histórico de Curitiba.

O trajeto passa pelo Memorial de Curitiba, os painéis de Poty, o Marco Zero na Praça Tiradentes, o prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, a Praça Generoso Marques, o Calçadão da XV de Novembro e o encerramento é na Praça General Osório.

Além das informações históricas, os professores da Smelj dão dicas sobre a importância das atividades físicas, como ter uma alimentação saudável, roupas adequadas e ingestão de água e isotônicos.

Depois de finalizada a caminhada serão feitos exercícios de relaxamento na Boca Maldita. A caminhada termina por volta das 10h30.

DESTAQUES DOS EDITORES