Daniel Castellano / SMCS

A Campanha de Vacinação contra a Gripe entra na terceira fase a partir da próxima semana em Curitiba, com o início da imunização dos idosos. A vacinação terá um cronograma especial por idade, para garantir que o intervalo necessário das doses da vacina anticovid para esta população seja respeitado.

Por este motivo, na segunda-feira (10/5) serão vacinados os idosos de 85 anos completos; na terça-feira (11/5) os de 84 anos completos; na quarta (12/5) os de 83 anos completos; na quinta (13/5) os de 82 anos completos; e, por fim, na sexta (14/05) os de 81 anos completos.

O cronograma da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba foi idealizado de modo a garantir o intervalo de 14 dias de aplicação entre as vacinas anticovid e contra a gripe, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Deste modo, os idosos do grupo de 85 a 81 poderão fazer a imunização contra a gripe nesta próxima semana e, depois de 14 dias, receber a segunda dose da vacina anticovid Astrazeneca, que tem um intervalo de 90 dias entre as suas doses.

Já o grupo com 86 anos ou mais será contemplado apenas nos próximos cronogramas, uma vez que foram imunizados contra covid com a vacina Coronavac, que tem outro intervalo entre as suas doses.

Para os idosos com 80 anos ou menos, a orientação é para que também aguardem a divulgação do cronograma com as próximas datas para cada faixa etária.

A vacinação contra a gripe está sendo realizada nas unidades básicas e nas unidades de multivacinação, das 8h às 17h. Para verificar as unidades abertas confira este link. A Secretaria Municipal da Saúde reforça que as unidades de saúde que estão fazendo vacinação anticovid não realizam vacinação contra a gripe.

“Essa é mais uma medida de segurança no nosso protocolo para evitar que qualquer chance de erro e troca de vacina no momento da aplicação”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Proteção

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, porém auxilia os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico da gripe, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Além disso, a imunização contra a gripe ajuda a diminuir a procura por serviços de saúde, diminuindo a pressão no sistema. 

Cronograma

Segunda-feira (10/5): 85 anos completos;
Terça-feira (11/5): 84 anos completos;
Quarta-feira (12/5): 83 anos completos;
Quinta-feira (13/5): 82 anos completos;
Sexta-feira (14/5): 81 anos completos.

Locais de vacinação

Unidades básicas e nas unidades de multivacinação, das 8h às 17h. Para verificar as unidades abertas, confira este link (as unidades para vacinação anticovid não realizam vacinação contra a gripe).