Foto: Mel Gabardo/Produção: Indumentária

Agência Indumentária, junto ao Estúdio Mel Gabardo, registrou cães e gatos resgatados para trazer visibilidade ao abandono de animais, uma questão de saúde pública no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 30 milhões de animais abandonados no país. Desses, 10 milhões são gatos e 20 milhões de cães.  Este número aumenta durante as férias de verão e a situação dos animais nas ruas se torna ainda mais crítica nos meses de inverno.

"Por isso, registramos os animais e suas histórias, em busca de um novo lar para eles, além de doações que possam ajudar na manutenção da casa de resgate que os abriga", diz Hellen Albuquerque, idealizadora da campanha. Suas fotos e histórias serão postados semanalmente na página do facebook da Agência Indumentária, atentando para a adoção responsável.

O resultado foi a criação da campanha “Me Leva Para Casa?”, trazendo história e personalidade para cada bichinho em busca de um final feliz.

Os animais estão disponíveis para adoção no abrigo "Olhar dos Focinhos", instituição em Curitiba que desde 2009 já ajudou mais de 800 cachorros e inúmeros gatos. Coordenada por Elke Sedlmaier, a iniciativa visa o controle de natalidade através da castração e inclui a assistência médica de cães de rua, bem como aos de famílias em situação de vulnerabilidade. "A adoção dos cães já tratados e castrados é fundamental para podermos recolher outros, e assim eles também tenham uma nova chance", diz Elke.

A Importância da Castração

Uma forma de evitar o problema desenfreado é a castração. A pesquisa “Paixão por bichos de estimação”, realizada em 2015 pelo IBOPE, aponta que mais de 42% de donos de cães e gatos no Brasil não castram seus animais, o que causa uma multiplicação desenfreada.

Outro dado alarmante é o abando por questões banais. Apenas 41% dos participantes afirmaram que, caso se mudassem de suas casas, levariam seus animais de estimação. Uma das principais causas do abandono no Brasil. 

A Lei 9605/98,  de Crimes Ambientais, prevê os maus-tratos e abandono como crime.