Daniel Castellano / SMCS – Vacinas destinadas a Curitiba foram entregues ontem

Depois de meses de espera, Curitiba começa nesta quarta-feira (20) a sua campanha de vacinação contra a Covid-19. Os primeiros a receber a vacina Coronavac serão os 250 profissionais da saúde que atuarão como vacinadores durante a campanha na Capital. Eles serão vacinadas pela manhã no Centro de Eventos do Parque Barigui, que funcionará como uma central de vacinação.

Na sequência, à tarde, terá início a vacinação nas instituições de longa permanência. A primeira será o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde serão vacinadas 218 pessoas. Incluindo as demais ILPs, a expectativa é de que sejam vacinadas hoje um total de 825 pessoas.

Com esse trabalho conjunto, explica Juliano Gevaerd, diretor de Atenção Primária da SMS, a expectativa é que até meados da semana que vem estejam vacinados todos os moradores, funcionários e cuidados das 127 instituições de longa permanência da cidade.

Também vão ser vacinados os indígenas, em sua comunidade.

Na terça-feira (19), Curitiba recebeu as primeiras 23.160 doses da vacina Coronavac. A entrega oficial aconteceu no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O documento de recebimento do primeiro lote foi assinado pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e a entrega feita pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Ao todo Curitiba deve receber nessa primeira etapa cerca 46.320 unidades de vacina, contando primeira e segunda dose. A primeira remessa deve contemplar 27,5% das 79.910 pessoas da primeira fase do plano municipal.

“Essa é só a primeira etapa, pedimos novamente a colaboração da população. Para que espere sua vez, que não vá ao ponto de vacinação enquanto não receber o seu agendamento. Vamos comunicar amplamente cada grupo”, disse Márcia.

Prioritários

Quem mais recebe a vacina na primeira fase

Além dos vacinadores, idosos e indígenas, outras categorias estão incluídos nesta primeira fase de vacinação. Estão na lista são os profissionais de saúde da linha de frente da pandemia. Para esse grupo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já iniciou o levantamento junto aos serviços de saúde do município. Para aqueles que ainda não usam o aplicativo Saúde Já basta baixar e fazer o pré-cadastro com o CPF. Para esse grupo a estimativa é de 12 mil pessoas vacinadas.

Outro grupo a ser vacinado serão as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cerca de 2.500 profissionais. Entram nessa fase profissionais de serviços de remoção médica particulares.
O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) vai abrir os envelopes com informações confidenciais da terceira fase dos testes com a Coronavac, que foram realizados no hospital com 1400 voluntários. Com a divulgação do conteúdo, será possível saber quem recebeu o placebo. Estes voluntários vão receber a dose real da vacina.

O CHC realiza a abertura dos envelopes e o início da vacinação dos voluntários hoje, às 14h.

RMC também inicia imunização nesta quarta

Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também receberam, nesta terça-feira, doses da Coronavac e começam nesta quarta a imunização dos grupos prioritários. Em São José dos Pinhais as vacinas foram levadas para o Ginásio de Esporte e Lazer Ney Braga. Nesta fase inicial, seguindo a ordem de priorização do plano municipal de imunização, serão vacinados profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos, idosos acima de 60 anos institucionalizados e população indígena. A imunização começa às 10 horas, no Ginásio de Esporte e Lazer Ney Braga, onde os vacinadores devem receber as primeiras doses.

Araucária recebeu 1.014 doses da Coronavac, e inicia su campanha hoje às 10 horas para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde: profissionais da saúde (linha de frente) e idosos (acima de 60 anos que residem em asilos). A vacinação em Araucária será descentralizada, ou seja, equipes volantes farão a vacinação in loco nesta primeira etapa.

Já a Prefeitura de Piraquara lançou ontem mesmo a sua campanha de vacinação contra à Covid-19. Após receber do Governo do Paraná as primeiras 1.234 doses fornecidas pelo Ministério da Saúde, foi realizado o lançamento da campanha “Imuniza Piraquara” com a vacinação da Auxiliar de Enfermagem, Maria da Penha Miranda, profissional do município que trabalha na linha de frente da Unidade Básica de Saúde Carlos Jess, no grande Guarituba. Hoje, a vacinação será retomada com os grupos prioritários.

Governador volta a pedir que paranaense se cuide

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou, ontem, a importância de a população continuar com as medidas de proteção contra o novo coronavírus, mesmo com o início da vacinação no Estado. “Mas é importante reforçar que o início da vacinação não quer dizer que as pessoas podem relaxar, andar sem máscara, fazer aglomeração. Temos ainda algumas fases a serem vencidas, que envolvem a produção da vacina. Ainda levará alguns meses para que toda a população seja imunizada”, salientou.

“Esses cuidados que a população do Paraná tem tido ao longo dos meses têm que ser reforçados até que a maioria esteja vacinada. Vencemos uma batalha, mas não a guerra contra a Covid-19”, destacou.

Na segunda-feira a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak também fez a mesma advertência. “Começo da vacinação não elimina o novo coronavírus. Nós temos uma maratona pela frente”, disse.

“Nós precisamos de pelo menos de 60% a 70% da população vacinada para daí liberarmos algumas medidas como uso de máscara. Por enquanto, os cuidados para evitar a Covid-10 continuam o mesmo, máscara, distanciamento social e higiene reforçada”, lembrou.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também gravou mensagem sobre o assunto, apontando que o Paraná passa por um momento muito delicado com doença, com novos casos ainda nas alturas. “Quero pedir a você que fique em casa. Quem puder ficar em casa, fique em casa”, disse.