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Na próxima quinta-feira (13 de fevereiro), a Boca Maldita, no Centro de Curitiba, recebe a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, promovida pelo Capítulo IX do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em parceria com o Hospital Erasto Gaertner.  

Com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e a conscientização a respeito da doença, serão oferecidas avaliações gratuitas à população acima de 30 anos, das 8h às 17h, no local. Caso seja encontrada alguma alteração, o paciente será encaminhado para acompanhamento.

Ainda desconhecido por parte da população brasileira, o câncer bucal preocupa pelo número de pessoas que são encaminhadas para tratamento a partir de campanhas de combate à doença. “Mas, graças a essas ações, os números têm mudado. Resultados de uma pesquisa feita pelo nosso Serviço, e publicada em 2002, mostraram que 20% da população do Paraná não tinha conhecimento sobre o câncer bucal. Hoje, após trabalho intenso e inúmeras campanhas para diagnosticar precocemente a doença, essa realidade se transformou. Ao longo dos anos, durante nossas novas pesquisas até os dias de hoje, descobrimos que cerca de 5% da população ainda desconhece doença”, afirma o dentista Laurindo Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner.

Anualmente, o número de casos confirmados de câncer de boca cresce quase 3% no Hospital Erasto Gaertner. São em média, 130 casos ao ano. Só em novembro do ano passado, durante a última campanha de prevenção, 58 das 383 pessoas atendidas foram encaminhadas para acompanhamento por apresentarem lesões suspeitas, o que representa mais de 15% do total de pacientes avaliados. “Se não fossem essas ações na vida desses pacientes e de tantos outros que já foram atendidos por nós, muitos poderiam perder o momento apropriado para iniciar o tratamento. Pedimos sempre que as pessoas aproveitem a oportunidade, levem familiares, amigos e multipliquem nossas informações”, convida Sassi.

A campanha conta com apoio do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP); do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR); do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa do Hospital Erasto Gaertner; da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba; da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Como funciona o exame?

No exame clínico realizado na campanha, serão observadas: prótese total, higiene bucal e presença de lesões bucais. Além da avaliação, todos os pacientes receberão educação preventiva por meio de fotografias de lesões e materiais informativos a respeito do autoexame.

Também será aplicado um questionário, no qual os pacientes devem informar dados como escolaridade, nível socioeconômico, frequência ao dentista, conhecimento sobre a prevenção do câncer bucal, uso de bebidas alcoólicas, tabagismo e consumo de chimarrão, além de outras informações, como sexo e etnia. Desta forma, será possível para a equipe compreender os hábitos e estilo de vida de cada paciente, a fim de identificar possíveis situações de risco no desenvolvimento da doença.

Serviço:

Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

Data: 13 de fevereiro

Horário: 8h às 17h

Local: Boca Maldita (Av. Luiz Xavier – Centro)